147 anos de Jaguara: professor diz que distrito “conquistou direito à voz e dignidade”
6 de setembro de 2024

Diretor da Escola Municipal Colbert Martins da Silva, na sede de Jaguara, o professor Edmundo Reis Carvalho foi um dos convidados da Câmara para um breve pronunciamento, na sessão especial realizada ontem (05), em que o Legislativo Feirense comemorou os 147 anos de existência do distrito. Bastante aplaudido, ele disse que Jaguara, com sua representação política, conquistou, por meio de muita luta do seu povo, “o direito à voz, vez, soberania e dignidade”, abrindo caminhos para “escrever histórias humanas cada vez melhores”.  Apesar de todas as adversidades, ele assinalou, “soubemos nos reinventar”, referindo-se aos esforços dos moradores.

Professor Edmundo lembrou ao público presente que a “memória negra” (a população do distrito é majoritariamente de pessoas de pele preta) marcou a identidade local, havendo traços de ancestralidade ainda hoje vivos, o que se pode testemunhar em comunidades como o povoado denominado Dois em Um. A cultura indígena também se faz presente, em atividades diversas, a exemplo do artesanato. Jaguara, equivocadamente, segundo ele, por muito tempo foi visto como  um “símbolo de escassez”, no município, embora tenha “patrimônios ecológicos” representados por sua fronteira com dois grandes rios, Jacuípe e  do Peixe.

Palavra franqueada pela presidência da sessão, o procurador-geral do Município, Guga Leal, disse que cada vez que ele visita  Jaguara vê “o desenvolvimento acontecendo, através de  asfalto na estrada principal, iluminação de led e escola reconstruída”. O prefeito Colbert Filho falou sobre o convívio do seu pai, o falecido ex-prefeito Colbert Martins da Silva, com aquele distrito, onde teve duas fazendas, uma herdada pela família de sua esposa e outra que o próprio adquiriu.