A Bahia tem segunda pior banda larga do país; vereador propõe debate e investimentos
3 de maio de 2024

A Bahia é o segundo pior estado brasileiro em termos de conexão de internet, ficando atrás apenas de Alagoas, segundo dados de um estudo recente. O assunto repercutiu na Câmara através de peonunciamento do vereador Pedro Américo (Cidadania). Ele alertou para a necessidade de um debate sobre o tema, pois envolve ciência, tecnologia e inovação, recursos fundamentais para os novos meios na geração de renda e o desenvolvimento econômico dos municípios baianos, inclusive Feira de Santana.

“Estamos falando de internet banda larga, dados e informações para telefones celulares”, explicou. Ele destaca a importância do tema por porque “a atual sociedade é tecnológica, todas as informações dependem deste serviço e não faz sentido um estado do tamanho da Bahia, com tanto de indústria que temos, possuir a segunda pior banda larga do país”.

Pedro Américo questionou como a Bahia e Feira de Santana vão atrair investidores em ciência e tecnologia se não têm uma internet de qualidade: “Nosso município tem apenas 22% da população com carteira assinada, isso significa que 78% da população em idade produtiva ou estão na informalidade ou desempregados. Uma grande maioria nem estuda e tem investimentos em ciência e tecnologia”.

É preciso, defendeu o vereador, fazer o debate sobre como o Governo Federal, o Estado e a própria Prefeitura podem manter uma infraestrutura de tecnologia, de fibra ótica, para que as pessoas tenham um acesso de qualidade à internet. Ele registrou que há locais, no Estado, em que as pessoas não têm internet disponível, mesmo de baixa qualidade. “Discutir essa questão é buscar a garantia do direito das pessoas à comunicação, a possibilidade de novos tipos de empreendimentos e de formação profissional”, ressaltou.

Foto: Divulgação