“A gente não pode dizer que o IDEB está baixo em Feira por conta do Município ou do Estado”, afirma vereador
20 de outubro de 2021

“Às vezes as pessoas falam sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), mas falam de forma rasa, porque não sabem, de fato, o que significa. Esse índice é composto pelas notas de português e matemática mais a aprovação dos alunos ao longo da vida. Então dizer que o ensino municipal não influencia no índice é errado; influencia, sim”. A afirmação é do vereador Professor Ivamberg (PT), em discurso sobre o assunto na tribuna da Câmara Municipal esta semana. De acordo com o parlamentar, não se pode dizer que o IDEB está baixo em Feira por conta do Município ou do Estado.

“Isso porque o mesmo ocorre com o ensino estadual, visto que, na vida escolar, a pessoa faz o Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio. Então não posso simplesmente jogar a responsabilidade do índice em um ente federativo só.  Onde é que está a base do ensino? Na educação infantil, no Fundamental I e II, e no Ensino Médio. É uma construção. Coloquem isso na cabeça de vocês. A gente não pode simplesmente dizer que o índice está baixo em Feira de Santana por conta do Município ou por conta do Estado, agora a base é municipal. Então a gente precisa saber a respeito disso pra não dizer que está no Estado a responsabilidade daquela nota baixa” disse.

E acrescentou: “Eu acredito numa educação de forma contínua; eu tenho que melhorar a qualidade do ensino no Município e no Estado. É assim que acredita o verdadeiro educador”. Disse ainda que o Governo do Estado está investindo mais de R$200 milhões em Feira de Santana, em reforma de escolas, construção de quadras, quadras cobertas, campos de futebol society e dois complexos. “Só no bairro Aviário vão ser investidos mais de R$25 milhões, na construção daquele complexo”, pontuou.

IVAMBERG: “O MUNICÍPIO TEM QUE ASSUMIR A SUA RESPONSABILIDADE”

Segundo o vereador, as escolas não estão sendo fechadas; existe um processo de municipalização que, inclusive, ele já abordou na tribuna que ainda não foi concluído. “Aqui em Feira nós ainda temos mais de 50% dos alunos, que deveriam estar no município, matriculados na rede estadual. O município tem que assumir a sua responsabilidade. É municipalizando essas escolas estaduais que o município vai tomar pra si essa responsabilidade, que há muito não tem assumido. O município tem que construir escolas boas realmente, isso precisa ser cobrado, e temos feito. E nós, da Comissão de Educação da Casa, temos visitado essas escolas, e visto isso tanto na parte física quanto na parte pedagógica”, ressaltou.