Amor, família e caridade: em sessão solene, Câmara celebra o Livro dos Espíritos
1 de maio de 2024

Ensinamentos sobre o amor, família e caridade, fundamentados no Livro dos Espíritos, foram compartilhados pelo público presente a uma sessão solene promovida pela Câmara de Vereadores de Feira de Santana na noite desta terça-feira (30). O evento, de iniciativa da vereadora Eremita Mota (PP) foi em comemoração ao dia municipal dedicado à renomada obra, escrita por Allan Kardec. Vários ilustres representantes da doutrina estiveram presentes, a exemplo do tenente-coronel Josnei Castilho, que comanda o 1º  Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação e coordena o Núcleo Espírita da Polícia Militar de Feira de Santana. Segundo ele, o amor é um dos princípios fundamentais do universo, visto que norteia as duas leis deixadas por Jesus Cristo: “Amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo”.

Em suas quatro divisões, a obra escrita por Kardeck também demonstra a importância da família em diversos aspectos da existência, tanto na vida terrena, quanto na espiritualidade. O coordenador do setor de artes do Conselho Regional Espírita e ex-vereador de Feira de Santana, Carlito Moreira, resumiu como a temática é abordada: na primeira parte, a família é vista como uma instituição fundamental para o desenvolvimento moral e espiritual dos seres humanos. É onde encontramos Jesus e a espiritualidade; na segunda, a família é tratada no contexto do mundo espiritual, onde os laços transcendem a vida terrena. Já a terceira parte aborda a família sob a ótica das leis morais que regem as relações humanas, como o amor e o sentido de coletividade. Na quarta e última, a família é vista como uma fonte de consolo e esperança que mantém os laços para além da vida terrena.

Combinando elementos da filosofia, ciência e religião, o Livro dos Espíritos aponta a caridade como outro princípio basilar. Presidente da Casa da Esperança – Associação de Estudos Espíritas, Ismael Neri de Matos lembra ainda da benevolência – compreender e aceitar o próximo da mesma maneira que desejamos ser compreendidos; a indulgência, cultivando um sentimento fraternal e evitando críticas e censuras prejudiciais; e o perdão, que liberta de ressentimentos e promove um caminho de afeto.

Estes e outros aspectos tratados em obras espíritas devem ser pesquisados e estudados por quem deseja seguir a doutrina, afirma  a coordenadora do setor de estudos do Conselho Regional Espírita 03, Jucélia Lima. Ela reforça que o espiritismo “é uma ciência de observação e, como tal, o estudo é muito importante”. Neste sentido, com 167 anos de escrito, o Livro dos Espíritos é fonte de orientação para aqueles que buscam a evolução individual e coletiva, destaca o coordenador geral do Conselho Regional Espírita 03, Marcus Machado. Segundo ele, os princípios contidos em seus escritos são pregados nas 35 instituições espíritas existentes em Feira de Santana, “que prestam serviços nos campos social, educacional e espiritual”.

Seguindo a doutrina há 62 anos, a presidente do Centro Espírita Casa do Caminho, Alice Brandão, relata como o espiritismo lhe ajudou a “eliminar o ódio, a raiva e a revolta”. Atualmente, ela reforça a importância dos ensinamentos de Jesus Cristo para a realização de uma “reforma íntima”, com base na caridade e amor, transformação
vivenciada por Ana Clara, representante da juventude espírita de Feira de Santana. Seguidora da doutrina desde os 14 anos, ela diz que o espiritismo age na sua vida trazendo luz e orientando caminhos seguir.

“Inspira a encontrar significado e propósito em cada instante”, afirma o presidente do Centro Espírita Casa do Evangelho, André Matos. Na sua opinião, o espiritismo ajuda a ressignificar o presente como uma oportunidade constante de crescimento e aprendizado.