Ampliação do Clériston Andrade, com mais 150 leitos, é debatida na Câmara
29 de junho de 2021
“Ontem, no programa Acorda Cidade, o deputado federal Zé Neto falou da ampliação do Hospital Geral Clériston Andrade, mais uma vez, que vai construir mais 150 leitos. Por que o deputado não vai até o governador (Rui Costa), junto com a liderança política de Feira de Santana, pedir que ele cumpra o compromisso que assumiu com Feira de Santana de fazer um grande hospital?”. A indagação é do vereador Lulinha (DEM), durante discurso na Câmara nesta terça (29).
De acordo com Lulinha, o novo hospital não deve ser construído ao lado do Clériston Andrade para servir como anexo, mas sim em outra região para ser um novo hospital de grande porte. “Ele disse, há alguns anos, que o Clériston já estava defasado e que Feira precisava de um hospital maior. Então ele deve, em vez de ampliar o HGCA, fazer um novo hospital em outra região da cidade, como perto da universidade, para atender toda a demanda da população, que cresce muito, por todos os lados”, disse.
O vereador frisou ainda que Feira de Santana é o município baiano que teve o menor investimento na área de saúde. “Só ampliou os leitos de UTI por causa da covid-19. De todos os hospitais construídos na Bahia, Feira foi a cidade que teve o menor investimento. O governador prometeu um hospital de porte do tamanho que Feira merece, da região metropolitana, porque Feira atende a 125 municípios circunvizinhos pactuados, que enviam pacientes para o Clériston Andrade”, ressaltou.
Pedro Cícero (Cidadania) disse que, se tem terreno e se o deputado federal Zé Neto afirmou que o governador vai reformar o Clériston e trazer mais 150 leitos para Feira de Santana, não há que se criticar. “Não vejo dificuldade nenhuma nisso, até porque o Clériston Andrade, hoje, está quase no centro da cidade”, pontuou. Lulinha frisou que não tem nada contra o diretor do HGCA, José Carlos Pitangueira; apenas acha que a promessa do governador sobre um hospital de grande porte em Feira deve ser cumprida. “Feira precisa que o senhor honre a sua palavra”.