APLB sofre crítica por “paralisações sucessivas” em aulas, em escolas da Rede Municipal
17 de maio de 2023

comunidade do distrito de Jaguara está preocupada com as sucessivas paralisações promovidas pela APLB nas escolas da Rede Municipal de Ensino, segundo relatou hoje na Câmara o vereador Paulão do Caldeirão (PSC). Segundo ele, a entidade, que representa os profissionais do magistério, estaria “colocando em risco” o ano letivo. “Marlede (Oliveira, presidente da associação) está brincando com coisa séria; não vejo defender os estudantes, apenas as questões dos professores”, disse, indignado.

O vereador, que é também radialista,  propõe que a dirigente promova  manifestações da categoria de modo a não comprometer as aulas e busque negociações com o prefeito Colbert Martins Filho e a secretária de Educação, Anaci Paim. “Paralisar os professores seguidamente durante a semana é um crime”, afirmou, em pronunciamento na Tribuna da Casa da Cidadania.  Pediu “encarecidamente” que a APLB “deixe as crianças de Jaguara estudar”.

O vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), fez contraponto ao protesto do colega.  Frisou que o professorado municipal sofre com parcelamento do salário, e luta, há vários anos,pelo pagamento dos precatórios do Fundef. Criticou o Governo Municipal  por “não haver assistente nas salas de aula”, e, à secretária de Educação, “que tem desmarcado reuniões em cima da hora”. O vereador Ivamberg (PT) considera legítima a mobilização dos professores em virtude de que “muitas unidades escolares não dispõem sequer de professor, enquanto  outras não tem merenda para oferecer aos alunos”. Salários, ele diz, não são pagos integralmente.

Paulão contesta a informação de problemas com os salários. Disse que perguntou a Anaci a respeito e a secretária teria lhe  garantido que a remuneração está em dia: “apenas as datas de pagamento dos professores que trabalham na sede e nos distritos são diferentes.