Aprovada Moção de Repúdio contra o filme “A última tentação de Cristo”
12 de fevereiro de 2020

Na manhã desta quarta-feira (12), a Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em votação única e por maioria dos presentes, a Moção de Repúdio ao filme “A última tentação de Cristo”, do grupo Porta dos Fundos, oferecido pelo Netflix no Brasil.

Os vereadores Roberto Tourinho (PV) e João Bililiu (Cidadania) votaram contrário à matéria. Já os edis Carlito do Peixe (DEM) e Eremita Mota (PSDB) se abstiveram da votação.

O edil informou que o filme retrata a figura de Jesus Cristo como homossexual de esquerda. “O filme sugere uma relação homossexual entre Jesus e Satanás, põe Deus, Maria e José como um triângulo amoroso. O enredo também satiriza algumas passagens bíblicas importantes”.

O pepista disse que o Brasil possui um povo de maioria cristã e que a obra ofende essa crença, “uma vez que os princípios e os valores pregados e ensinados pelo Cristianismo não estão alinhados com essa prática. Há, naturalmente, por trás de uma ideia de um direito de liberdade de expressão, uma ofensa muito grave aos costumes cristãos. Por isso, entendo que se trata sim de um ato de intolerância religiosa travestido de liberdade de expressão.

Uma garantia constitucional não pode jamais ferir outra”, criticou.

Para Edvaldo Lima, a atitude da produtora Porta dos Fundos fere a liberdade religiosa e deforma profundamente o autêntico conceito de arte. “Os cristãos de todas as confissões devem se unir em defesa dos valores fundamentais da fé e expor seu veemente repúdio ao filme, à produtora Porta dos Fundos e à própria Netflix”.

Segundo o vereador, a divulgação feita nas redes sociais pela produtora Porta dos Fundos faz uso de passagens bíblicas de forma distorcida. “Uma delas diz: ‘Não cobiçarás a mulher do próximo. Mas se fordes Deus, cobiçareis sim’. Em um dos trechos do filme, Jesus — interpretado por Duvivier — aparece tomando chá alucinógeno e se questionando sobre sua própria missão na terra. O pastor Renato Vargens, sênior da Igreja Cristã da Aliança, em Niterói, no Rio de Janeiro, disse que a Porta dos Fundos já passou dos limites há muito tempo e os acusou de blasfemar contra Cristo de forma acintosa”.

Edvaldo acrescentou que o grupo composto por esquerdistas adora falar em tolerância. “Contudo, são os primeiros a destilarem ódio e zombaria para com os cristãos. Senão bastasse isso, essa companhia de humor tem cometido repetidamente crime de vilipêndio a fé, previsto no Artigo 208 do Código Penal. Portanto, diante do desrespeito para com a religião alheia, espero que o Ministério Público se posicione contra esses senhores. O que esse grupo de comediantes fez e faz nunca foi e jamais será liberdade de expressão. Antes pelo contrário, isso é crime e precisa ser punido com o rigor da lei”, disse.