Aprovado, em 1ª discussão, projeto que institui e inclui o Dia do Maqueiro no calendário de eventos do município
19 de outubro de 2021
Através do projeto de lei nº 061/2021, o vereador Petronio Lima (Republicanos) busca instituir e incluir no calendário de eventos do município de Feira de Santana o Dia do Profissional de Transporte de Pacientes – Dia do Maqueiro, no dia 15 de fevereiro. A propositura foi aprovada, em primeira discussão, na sessão ordinária desta terça-feira (19) na Câmara Municipal.
Petronio Lima (Republicanos), autor do projeto, lembrou que o projeto já esteve na Casa Legislativa outras vezes, mas foi retirado de votação sob a alegação de já ter existido projeto de igual teor em tramitação na Câmara. “Mas pesquisei e vi que só existe um projeto como esse em todo o país na cidade de Fortaleza, no Ceará. Então trouxemos de volta essa propositura para que seja votada e aprovada”, disse.
E continuou: “Vejo relevância neste projeto porque quando se chega a um hospital, o primeiro profissional que tem contato com o paciente é o maqueiro. E durante toda essa pandemia, eles não se isentaram da sua função; estão a todo tempo nos hospitais transportando os pacientes, pois não tem hora para eles. Então nada mais justo do que reconhecer o trabalho destes profissionais votando a favor deste projeto”.
Lulinha (DEM), por sua vez, disse que o projeto é muito importante, pois esses profissionais realizam um trabalho de grande relevância nas UPAs, hospitais e policlínicas da cidade. “O maqueiro é um profissional que merece o nosso respeito, carinho e apoio. Quero dizer que sou favorável a esse projeto, ainda mais porque acho que a Casa nunca teve uma iniciativa como essa, comemorando tal data”, frisou.
Segundo Jhonatas Monteiro (PSOL), o projeto busca instituir mais um dia para tirar esses profissionais do esquecimento. “E também ajuda a sociedade feirense a prestar mais atenção a estes profissionais. Parabenizo, portanto, o colega Petronio Lima pela iniciativa e voto sim nesta propositura”, afirmou.