Aprovado em primeira votação projeto que concede Utilidade Pública para o Pensar Feira
17 de outubro de 2023

Consolidar Feira de Santana como metrópole e polo regional de tecnologia, educação, saúde e outros âmbitos. Este é um dos principais objetivos do Instituto Pensar Feira (IPF), que está recebendo, da Câmara, o título de Utilidade Pública Municipal. Pouco antes da aprovação na sessão de hoje, por unanimidade, do projeto concedendo o reconhecimento, o fundador e presidente da organização civil, Edson Piaggio, discursou na Tribuna Livre do Legislativo, sobre o trabalho da organização. A proposta, de autoria da vereadora Eremita Mota (PSDB), deve retornar à pauta nos próximos dias para ser discutida em segunda e última votação.

Fundado em 2011, o Instituto Pensar Feira reúne pessoas de diversos segmentos da Sociedade Civil em busca de ideias que contribuam para o desenvolvimento sustentável de Feira de Santana ao longo dos anos. Para tanto, Edson Piaggio diz que é estudada a viabilidade da criação de centros de excelência, principalmente nas áreas da saúde e educação. Neste sentido, ele avalia necessária a fundação da Universidade Federal de Feira de Santana – há proposta de que seja implantada no atual campus da Universidade Federal do Recôncavo, o Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS).

Ainda com o objetivo de ouvir sugestões e debater ideias, Edson Piaggio diz que o próximo passo do Instituto é buscar a participação de jovens e universitários. Desta forma, ele acredita que surgirão diversos projetos para solucionar outras demandas do município, a exemplo da mobilidade urbana. “Quando a população se junta para pensar na cidade, seguramente temos muito mais possibilidade de criar uma Feira de Santana melhor para todas as pessoas”