As comissões legislativas e o suporte técnico-constitucional para o trabalho da Câmara
19 de janeiro de 2024

No Poder Legislativo, antes da decisão final do plenário, sobre um projeto de lei, acontece algo fundamental, no rito de tramitação da matéria: a apreciação do conteúdo por um importante órgão chamado Comissão Permanente. Este é o tema da reportagem de hoje na série que a Assessoria de Comunicação da Câmara de Feira de Santana está produzindo, durante o período de recesso parlamentar, buscando orientar a população sobre o funcionamento da Casa da Cidadania e o papel dos vereadores. São várias as comissões permanentes – também existem as temporárias. Elas geralmente realizam as suas atividades fora do espaço onde ocorrem as sessões para votação de projetos e os grandes debates sobre a cidade.

Sua atuação, nas mais diversas áreas, é fundamental para o trabalho que os vereadores oferecem à sociedade. A avaliação prévia resulta em parecer técnico e constitucional para cada projeto a ser colocado em discussão. Quando a comissão opina pela inconstitucionalidade e a maioria do plenário vota favorável ao entendimento, a proposição cai, sem que o seu mérito seja submetido à análise do plenário. Integram esses colegiados parlamentares de todos os partidos representados na Câmara.

“As Comissões são órgãos técnicos, constituídos pelos membros da Câmara Municipal, destinados a proceder estudos e realizar investigações”, define o Regimento Interno. Mas no cotidiano o trabalho vai muito além disso, em razão da competência de cada uma delas. As permanentes integram a estrutura organizacional da Câmara e têm caráter técnico-legislativo, o que lhes permite não somente apreciar as proposições em tramitação, mas acompanhar os planos e programas governamentais e a fiscalização orçamentária do Município. Elas também podem propor sessões especiais ou audiências públicas.

Ao todo, a Câmara Municipal de Feira de Santana conta com seis comissões permanentes, com três integrantes cada, ocupando os cargos de presidente, vice-presidente e membro. Os vereadores contam com consultoria jurídica, para exarar os pareceres. Atualmente, fazem parte da Comissão de Constituição, Justiça e Redação os vereadores Edvaldo Lima (MDB) – presidente, Pastor Valdemir (PV) – vice-presidente, e Emerson Minho (DC) – membro. Na Comissão de Educação e Cultura estão Jhonatas Monteiro (PSOL) – presidente, Petrônio Lima (Republicanos) – vice-presidente, e Professor Ivamberg (PT) – membro.

O vereador Jurandy Carvalho (PL) preside a Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, que tem Pedro Cícero (Cidadania) como vice-presidente e Emerson Minho (DC) como membro. Já na Comissão de Obras, Urbanismo, Infraestrutura Municipal, Agricultura e Meio Ambiente estão Ron do Povo (MDB) – presidente, Zé Curuca (MDB) – vice-presidente, e Correia Zezito (Patriota). Lulinha (União Brasil), Galeguinho (PSB) e Pedro Américo (União Brasil) compõem a Comissão de Reparação, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Proteção à Mulher, nas funções de presidente, vice-presidente e membro, respectivamente. Já a Comissão de Saúde, Assistência Social e Desporto tem Sílvio Dias (PT), Paulão do Caldeirão (PSC) e Luiz da Feira (Avante), como presidente, vice-presidente e membro.

Comissões temporárias

Diferentemente das comissões permanentes, que têm as suas funções pré-definidas, as temporárias são criadas para apreciar assunto específico, assim como apurar fatos e irregularidades denunciados. Se extinguem quando atingida a sua finalidade ou expirado o prazo de duração. Na sua composição deve ser resguardada a proporcionalidade dos partidos. São quatro tipos de comissões temporárias: especiais (estudo de questões de interesse do município); externas (representação da Câmara em atos externos); parlamentares de inquérito (apuração de denúncias); e de investigação e processante (apuração de representação contra membro da Mesa Diretora e infrações político-administrativas de agentes públicos).