Associação de Síndicos pede “olhar atencioso” da Câmara para condomínios e planejamento urbano na cidade
19 de outubro de 2021
Representante da Associação Brasileira de Síndicos e Condomínios, em Feira de Santana, a advogada Flávia Carvalho, faz um apelo aos vereadores para que tenham um “olhar atencioso” para este segmento no município. Em pronunciamento na Tribuna Livre da Câmara, nesta terça (19), ela disse que é preciso o Legislativo atentar para o planejamento urbano. Segundo ela, locais como os bairros Papagaio e Sim e a avenida Artêmia Pires, que formam aglomerados populacionais, enfrentam demandas de limpeza, saúde, transporte, iluminação pública, recapeamento de asfalto e outros problemas de acessibilidade.
“Precisamos pensar na gestão de condomínios não apenas como trabalho de bastidor. Conclamo aos senhores por uma maior atenção a estes profissionais, para que possamos reforçar a luta pelo acesso a esses serviços e direitos que são básicos e fundamentais”, diz a especialista. Flávia observa o aumento de famílias que optam por residir em condomínios, em razão de algumas vantagens como a segurança, o lazer e toda a estrutura disponibilizada nesses residenciais.
Segundo Flávia, de fato, moradores de condomínios, principalmente os mais estruturados, desfrutam de condições satisfatórias, com academias, piscinas, salões de jogos e de festas. “Porém, enfrentamos percalços”, adverte. A diz que muitos rejeitam a função de síndico. “Ninguém quer ser e as pessoas que exercem essa missão, remuneradas geralmente com uma simples isenção de taxa, quase sempre não são reconhecidas pelo trabalho que realizam”, reclama.
SÍLVIO DIAS REFORÇA
O vice-presidente da Câmara, vereador Sílvio Dias (PT), disse após o discurso de sua colega advogada, que o síndico “tem papel importantíssimo” e deve ter a devida valorização por parte da sociedade. Em 30 de novembro, registra-se nacionalmente o dia dedicado a estes gestores. A Câmara Municipal realizará, entre os dias 15 e 29 do mesmo mês, uma sessão solene para “comemoração e reconhecimento das atividades desenvolvidas pelo síndico neste município”.