Atendimento prioritário para advogados  em órgãos públicos
20 de agosto de 2024

No desempenho de suas funções, os advogados que atuam em Feira de Santana poderão ter direito a atendimento prioritário junto a repartições públicas, empresas concessionárias de serviço público e instituições financeiras, desde que  estejam representando, no momento, o interesse do cliente. Um Projeto de Lei nº 18/2024, prevendo a criação deste benefício, foi aprovado em segunda votação nesta terça-feira (20) pela Câmara Municipal.

É necessário ao profissional, para poder contar com a prioridade, uma vez solicitado, apresentar a carteira de identificação e inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Com o intuito de cumprir a determinação, uma das obrigações das instituições a que se refere a legislação é a de manter guichês reservados para o atendimento dos advogados.

Ainda previsto na proposta, as entidades e instituições diversas  mencionadas na futura lei terão o prazo de 90 dias para realizar as adequações necessárias em seus estabelecimentos. Caso haja descumprimento dos critérios e regras para concessão da prioridade, o infrator poderá pagar multa diária. O projeto agora aguardará a sanção do prefeito municipal.