Atuação de guardas em policiamento “é um dos legados” de ex-comandante da Guarda de Feira
7 de maio de 2023

Quando a Guarda Municipal de Feira de Santana, antes focada apenas na proteção do patrimônio público, passou a fazer ronda ostensiva nas ruas e localidades do município, houve uma grande surpresa. Mas com o passar do tempo, as pessoas passaram a conhecer e a entender que a corporação “poderia fazer o trabalho de policiamento. Isso é um legado deixado por Marcus Vinícius dos Santos”. A observação foi feita em pronunciamento na Câmara pelo atual comandante da Guarda, Itamar Soares, ao participar da Sessão Solene de homenagem póstuma ao ex-comandante, morto em 2014 no período de serviço no Parque Erivaldo Cerqueira. Conforme destacou Itamar, o grau de aproximação com a comunidade e a confiança dos feirenses no serviço dos guardas, foram tantas sob o comando dele que ao ver uma viatura passando nos bairros, as pessoas chegavam a perguntar “Cadê o Marcus, onde ele está?”, lembrou.

Para o comandante, o que a corporação é hoje como instituição e a forma positiva como está sendo vista, se deve ao legado deixado pelo ex-comandante. “Por isso, estamos aqui para agradecer tudo que ele fez para todas as Guardas Municipais. O que ele plantou irá continuar e as sementes boas já estão germinando”, afirmou Itamar, referindo-se à influência e colaboração exercida pela Guarda de Feira em outros municípios da Bahia. Opinião compartilhada, inclusive, pelo inspetor Marcos Adriano, integrante da comitiva de dirigentes e guardas civis de Jacobina que participou da homenagem e deu seu testemunho. “Lembro que através dele estive aqui nessa Casa para sensibilizar os vereadores a aprovarem a lei estabelecendo o comando da Guarda através de servidor de carreira, algo que já ocorria em Jacobina. Conseguimos e em pouco tempo ele se tornou comandante e fez este trabalho exemplar para todos os demais municípios”, afirmou.