Autor de campanha para incluir nome de Deus no Hino e Bandeira nacionais defende seu “Projeto Teocrático” em Feira de Santana
22 de junho de 2022
Um ex-vereador do município de Araci está em campanha, junto ao Congresso, para incluir o nome de Deus no Hino brasileiro e na Bandeira Nacional. Granível Oliveira Moura, que disputou eleição para deputado estadual e também tentou ser prefeito da sua cidade de origem nas décadas de 70 e 80, sem lograr êxito (ficou na 3ª suplência para a Assembleia Legislativa), esteve na Tribuna Livre da Câmara de Feira de Santana, nesta quarta (22), para apresentar a proposta aos vereadores locais e buscar o apoio deles à iniciativa. “Projeto teocrático”, é como ele denomina este esforço.
De acordo com a ideia de Granível, que ostenta o título de Vereador Emérito da Bahia, a estrofe “dos filhos deste solo és mãe gentil, pátria amada, Brasil”, no Hino Nacional, passaria a ser escrita, em seu final, com a frase “Deus te salve, Brasil”. Já a Bandeira brasileira, em vez de “Brasil, Ordem e Progresso”, registraria “Deus, Ordem e Progresso”. O militante político, que se autodenomina “lomantista”, desde o período em que Lomanto Júnior foi governador da Bahia, diz que há falha nos dois símbolos da nação, por não mencionar o nome de Deus.
Granível deposita as suas esperanças, agora, quanto a discussão deste projeto, no presidente da Câmara Federal, deputado Artur Lira, uma vez que rompeu com o presidente da República, após ter sido um dos seus apoiadores voluntários, na campanha realizada em 2018, quando o capitão foi eleito para comandar o país. “Levei até o presidente a nossa proposta, ele achou muito interessante, mas não a levou adiante”, diz o ex-vereador, que resolveu “seguir” o general Cruz Santos, então ministro da Secretaria do Governo, deixando de apoiar Bolsonaro por haver “encontrado corrupção em sua gestão”. O ex-vereador chegou a encaminhar um pedido de cassação dos direitos políticos do mandatário, que se encontra em mãos de Lira.