Bem-Estar animal: cavalgadas devem ter acompanhamento presencial de veterinário e ambulância
14 de abril de 2023

Presença do médico veterinário,  acompanhamento de uma ambulância veterinária,  fiscalização permanente para assegurar o bem-estar do animal. Essas medidas devem ser imediatamente implementadas, pelos organizadores de cavalgadas e outros eventos com a participação do cavalo, defende o professor-doutor Domingos Cachineiro Rodrigues, da Universidade Federal da Bahia. Ele participou, hoje, de Audiência Pública realizada pela Câmara para debater sobre os esportes equestres em Feira de Santana, iniciativa do vereador Sílvio Dias (PT).

O encontro contou com a presença de vários representantes de entidades ligadas a essas atividades, promotores e adeptos das cavalgadas, estudantes e profissionais da veterinária, além de autoridades como o deputado federal Zé Neto, o secretário de Agricultura, Pedro Américo, os vereadores Luiz da Feira (Avante), Jurandy Carvalho (PL)  e Petrônio Lima (Republicanos). Com outros compromissos agendados, a presidente Eremita Mota (PSDB) esteve rapidamente no plenário.

Docente da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia e coordenador do Centro de Desenvolvimento da Pecuária desta instituição, em Oliveira dos Campinhos, o professor Domingos Cachineiro adverte que o animal envolvido em uma cavalgada pode necessitar de atendimento de urgência, sendo dever dos organizadores garantir a assistência.  Combateu o uso de automedicação por parte dos responsáveis pelos animais durante os eventos e atacou a prática de “bater bexiga”, por parte dos montadores e tratadores. O professor registra que já existe um Manual de Bem-estar Animal e lei federal, de número 13.1364/2016, que trata da proteção a ser obedecida nessas atividades.