Por maioria dos votos em plenário – o presidente Fernando Torres (PSD) votou contra – a Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, nesta quinta-feira (10) o nome do advogado Antônio Augusto Leal, Guga Leal, como novo procurador-geral do Município. Indicado pelo prefeito Colbert Martins Filho, o ex-procurador jurídico da Câmara foi eleito para mandato de dois anos. A seguir as opiniões de vereadores que votaram pela sua condução.
Eremita Mota (PSDB): “A gestão de Guga Leal deve contribuir para um maior entrosamento entre a Câmara e a Prefeitura. Ele deve atuar como procurador do Município e não como advogado do prefeito”.
Edvaldo Lima (MDB): “O seu currículo atende aos criterios, inclusive, já foi procurador do Poder Legislativo e sempre estava pronto para ajudar os vereadores desta Casa”.
Galeguinho (PSB): “Guga Leal tem currículo e é um ser humano de conduta ilibada. Nós temos que colocar pessoas que venham defender veementemente os interesses da coletividade e ele é uma pessoa que tem experiência. Eu tenho certeza que vai fazer uma boa gestão”.
Jhonatas Monteiro (PSOL): “O nome que vem ocupar a Procuradoria-Geral do Município é a menor das problemáticas que nós temos em Feira de Santana hoje. Por isso, não temp sentido, do ponto de vista da oposição, alongar esta discussão. É importante frisar que o nome indicado estabeleceu o compromisso com esta Casa de que a sua conduta não será como a do senhor Moura Pinho, de conflito desnecessário e criminalização da atividade parlamentar”.
José Carneiro (MDB): “É um ser humano espetacular e extraordinário. Jamais levantou a voz para se dirigir a qualquer pessoa, mesmo que tenha opiniões contrárias. Acredito que ele será extremamente conciliador. Tive a honra de presidir esta Casa e convidá-lo para assumir a Procuradoria-Geral da Câmara e todos os vereadores são testemunhas de que ele nos tratou de forma igualitária. Tenho certeza que Guga Leal vai atender as expectativas, não só dos vereadores, mas dos munícipes desta cidade”.
Jurandy Carvalho (PL): “O conheço há mais de 20 anos e tenho certeza que ele terá um papel fundamental na conciliação entre os Poderes, para traçarmos novos rumos para esta cidade, que é forte e altaneira, mas que hoje está mal cuidada”.
Lu de Ronny (MDB): “Esta Câmara tem que exigir que o procurador seja uma pessoa sábia e que conduza com muita resiliência. Nós precisamos de respeito mútuo, o que não vimos com o procurador anterior. Espero que siga a ética, moral e a decência, porque estamos representando uma população de quase 700 mil habitantes”.
Luiz da Feira (Avante): “Espero que o novo procurador tenha diálogo com os professores, os camelôs, os agentes de endemias, porque o sofrimento está muito grande. Nós precisamos ter respeito para com os trabalhadores de Feira de Santana. Espero que esse meu voto favorável valha a pena”.
Lulinha (UB): “Conheço Guga Leal antes mesmo de eu ser vereador, e sempre foi prestativo; sempre se colocou à disposição para ajudar as pessoas que mais precisam. Além disso, tem laços de amizade com vários vereadores dessa Casa e tem um currículo. Esperamos que ele seja um interlocutor entre a Câmara e o prefeito”.
Marcos Lima (UB): “O que está em jogo não é a amizade de Guga Leal com as pessoas, mas pelo seu notório saber jurídico e seu conhecimento e experiência, a exemplo de quando foi procurador desta Casa”.
Paulão do Caldeirão (PSC): “Hoje esta Casa vive um momento ímpar e entra para a história de Feira de Santana. Não é porque Guga Leal tem influência, mas porque essa Casa tem democracia; mostra que não temos nada contra o prefeito, que não existe problema desta Casa contra a Prefeitura, mas sim que entendemos que o nome de Guga para novo procurador, neste momento, é o melhor. Nós votaremos favoravelmente àquilo que é melhor para a cidade”.
Petronio Lima (Republicanos): “ Tenho certeza que vai buscar a harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo. Acredito no trabalho de Guga Leal; ele é uma pessoa competente, de fácil acesso e tem mostrado um trabalho de excelência na sua vida profissional”.
Pastor Valdemir (PV): “O Executivo e o Legislativo demostram harmonia neste dia, através da aprovação do nome de Guga Leal para procurador. Oposição se faz com responsabilidade e consciência. Estou votando no profissional qualificado nesta indicação, e não pela amizade que tenho por ele. Sei que Guga Leal reúne todas as condições que vão ajudar a resolver este imbróglio entre os poderes”.
Zé Curuca (UB): “Guga Leal sabe fazer política e vai, com certeza, ajudar a melhorar a relação entre essa Casa e a Prefeitura. Acredito em mais diálogo entre os vereadores e o Governo e Guga vai ajudar nisso”.
Apesar de não terem se manifestado na Tribuna, os vereadores Emerson Minho (DC), Correia Zezito (Patriota) e Professor Ivamberg (PT) votaram favoravelmente à indicação. O vereador Pedro Cícero (Cidadania) não estava presente na sessão de hoje, mas ligou informando que também é favorável.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.