Realizada anualmente, no Centro de Abastecimento de Feira de Santana, pelos feirantes que atuam no local, a tradicional Festa de Santa Bárbara deve se tornar patrimônio imaterial do Município. Um projeto de lei, declarando o reconhecimento da manifestação cultural feirense, foi aprovado nesta quinta (27), em segunda votação na Câmara.
De autoria do vereador Pedro Américo (Cidadania), a proposta autoriza a Prefeitura, através dos órgãos competentes, a adotar todas as providências necessárias para a promoção de ações relativas à nova condição conferida aos festejos.
Celebrada como padroeira dos feirantes, conforme justificativa do autor, a santa católica, que no sincretismo religioso é chamada de “Iansã”, é homenageada com programações diversas no dia 4 de dezembro, no Centro de Abastecimento. Além de fiéis e comerciantes, há grande participação de pessoas da comunidade no evento.
Se destacam nessas comemorações, segundo Pedro Américo, atividades como roda de samba e o tradicional caruru, servido há aproximadamente cinco décadas. A tradição da festa e o engajamento da população, conforme argumenta o parlamentar, comprovam o amplo prestígio obtido junto aos feirenses. “Desta forma, entendemos que merece receber deste Poder Legislativo o reconhecimento formal como patrimônio cultural imaterial de Feira de Santana”, afirmou. O projeto agora segue para aguardar a sanção do prefeito José Ronaldo
Foto. Sara Silva/Secom PMFS
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.