Câmara aprova homenagens à PM, Polícia Rodoviária Federal e Maçonaria
8 de abril de 2024

As polícias Militar e Rodoviária Federal, mais a Maçonaria, serão homenageadas pela Câmara Municipal de Feira de Santana, em sessões solenes. Foram aprovados requerimentos, todos de iniciativa do vereador Sílvio Dias (PT), solicitando a realização de solenidades em comemoração aos 199 anos de fundação da PM baiana, ao Dia do Policial Rodoviário Federal (PRF) e ao Dia do Maçom, em eventos previstos, respectivamente, para os dias 25 de abril, 02 e 20 de agosto.

Instituída oficialmente em 17 de fevereiro de 1825,  por Decreto do Imperador Dom Pedro I, a PM-BA tem Tiradentes como patrono.  Com quase 200 anos de existência, é responsável pelo policiamento ostensivo dos 417 municípios baianos. “É uma nobre instituição de fundamental importância ao Sistema de Segurança Pública e Defesa Social da Bahia”, destaca Silvio Dias.

Também no âmbito da segurança, os policiais rodoviários federais “cuidam da segurança nas estradas do Brasil, combatendo o crime e atuando para organização e fluidez do trânsito, bem como, ajudando a salvar vidas”, conforme descreve o vereador. Neste ano, a homenagem solicitada por ele, que é inspetor aposentado da PRF, terá foco na turma formada em 1994, “pelos 30 anos de dedicação e serviços prestados à sociedade brasileira, especialmente à população feirense, cidade que possui o maior entroncamento rodoviário federal do Norte/Nordeste”.

Também maçom, Silvio Dias destaca a importância da sessão solene, aprovada pela Casa da Cidadania, para homenagear e mostrar à comunidade feirense a “relevância dos trabalhos realizados por esta importante organização civil do Terceiro Setor, que tem contribuído muito para a sociedade feirense ao longo das últimas décadas”.