Uma sessão, duas comemorações. Na noite da quinta-feira (22), a Câmara Municipal prestou homenagem aos médicos dentistas de Feira de Santana, por iniciativa da vereadora Aldney Bastos Marques, Neinha. As datas são comemoradas nos dias 3 e 18 de outubro, respectivamente, em diversos países, inclusive no Brasil. O Dia do Médico foi instituído em referência à data consagrada pela Igreja Católica a São Lucas.

A vereadora Neinha definiu como “uma grande honra ver uma menina que nasceu em Feira e se tornou uma grande doutora e uma dentista comprometida com a importância da Odontologia para a saúde do cidadão”, ao se referir às duas homenageadas. “Amar o médico e o dentista faz parte de minha história”, afirmou, agradecendo ao ex-deputado e ex-vereador Humberto Cedraz, “o homem que acreditou em mim e, graças a ele, pude conhecer a área de saúde”.

Os avanços da Odontologia foram destacados pela dentista Claudia Mary Silveira e Silva, delegada do Conselho Regional de Odontologia da Bahia e presidente da Quarta Câmara de Ética do interior. “Somos iluminados pelo arquiteto do universo, por isso agradeço a Ele o dom que nos deu, porque nossa profissão é uma doação ao próximo”, afirmou, destacando que o exercício da Odontologia, assim como da Medicina, vai muito além do atendimento no consultório.

Ela aproveitou a oportunidade para entregar à vereadora Neinha três projetos, dentre os quais o que inibe o surto de falsos dentistas e outro que normatiza a veiculação de propaganda, como forma de valorizar o trabalho do profissional. “Vocês são os médicos do corpo e nós somos os médicos da boca”, disse, dirigindo-se aos profissionais de Medicina presentes.  Claudia Mary pediu apoio da Câmara Municipal para aprovação das propostas.

“Doem órgãos, conversem com seus familiares, vocês não imaginam como pode ser angustiante essa espera e como é confortante acabar com esse sofrimento”. O apelo, carregado de emoção, foi feito pela médica cardiologista e ecocardiografista Swellen Schunemann Cedraz Rebouças Santos, que manifestou o desejo de retornar para Feira de Santana e “contribuir de alguma forma para a saúde de nossa população”.

Em seu discurso, Swellen defendeu a valorização profissional, citando a campanha deste ano do Conselho Regional de Medicina (CRM), que ilustra a realidade da categoria, quando diz: “Para salvar vidas, os médicos brasileiros fazem tudo com quase nada!”. Feirense, a médica formada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, atua na área há 13 anos, dos quais seis dedicados a especialização.

O vice-presidente da Casa da Cidadania, vereador Roque Pereira, conduziu os trabalhos e compôs a Mesa de Honra da solenidade ao lado da secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas (representando o  prefeito José Ronaldo de Carvalho); do médico Mário Sérgio Bacelar (representando a Sociedade de Cardiologia);  Ulisses Anselmo da Silva, do Conselho Regional de Odontologia;  além da dentista Claudia Mary Silveira e Silva e da médica Swellen Schunemann Cedraz Rebouças Santos.

Familiares e amigos lotaram o plenário e a galeria, ao lado de autoridades que prestigiaram o evento. No final da sessão, todos os médicos presentes foram homenageados e receberam brindes distribuídos pelo Cerimonial da Câmara Municipal.

@dmin