Caminhada de Combate à Violência contra a Mulher vai fazer parte do Calendário de Eventos do Município
26 de abril de 2023

A Caminhada de Combate à Violência contra a Mulher vai passar a integrar  o Calendário de Eventos do Município, é o que está determinado em um projeto de lei de autoria do vereador  Ivamberg Lima (PT) aprovado hoje na Câmara, em primeira votação. “A ideia da caminhada é colocar na rua mulheres e cidadãos de bem para dizerem: somos contra a violência à mulher”, disse a delegada Clécia Vasconcelos, que esteve na Tribuna Livre da Câmara para defender falar sobre a importância do evento. Responsável pela DEAM (Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher) em Feira de Santana, ela entende que a força deste movimento vem da sociedade: “aquele agressor que viu a multidão no último domingo do mês de março deve ter pensado que não tem nada a ver ele continuar agindo dessa forma”.

A assistente social, Alexia Veloso, que presta serviços voluntários à DEAM desde 2018, também defendeu o projeto na Tribuna Livre Ela lembra que a caminhada, idealizada por um policial, contou com o apoio de uma grande equipe multidisciplinar, composta por diversos profissionais como psicólogos, advogados, polícias Civil e Militar, empresários e grandes nomes da música local, além de representantes de empresas privadas.

A caminhada acontece no último domingo de março de cada ano e, conforme Ivamberg, a partir da inclusão da data no Calendário Oficial,  poderá receber recursos por parte da sociedade, “diante da importância que tem para Feira de Santana”. A vereadora Eremita Mota (PSDB), apoiadora do projeto, disse que é necessário “ir para as ruas e dizer o valor, a importância dessa luta”. Jhonatas Monteiro (PSOL) diz que a violência contra a mulher não pode ser alvo “apenas da ordem repressiva, mas é preciso que haja também orientação, cunho educativo, e o evento cumpre parte disso ao dar visibilidade a esse anseio social”.