Camisa vendida no Instituto Gastão Guimarães seria responsabilidade dos concluintes do Ensino Médio e não da direção da unidade
7 de junho de 2022

Denúncia divulgada pelo site “O Protagonista”, a suposta venda de camisa do fardamento para alunos no Instituto de Educação Gastão Guimarães, unidade da Rede Estadual (IEGG), está sendo contestada pelo vereador Professor Ivamberg (PT). Em debate nesta terça (7) com o vereador Lulinha (União Brasil), que criticou o governador Rui Costa em razão da notícia, o petista assegurou que todos os alunos receberam a clássica camisa azul, ou branca, para o atual ano letivo. A de cor cinza, segundo ele, é alternativa, de responsabilidade dos estudantes do 3º ano, uma tradição dessas turmas concluintes do Ensino Médio, nas redes pública e privada.

Lulinha diz que “O Protagonista” teria confirmado a denúncia, de vários pais de alunos, que a camisa azul ou branca não teria sido disponibilizada pelo Estado, até este início de junho. E que uma camisa cinza estaria sendo vendida a R$ 35,00, à vista, com pagamento em espécie. Tal fato, uma vez confirmado, representaria “crime de improbidade administrativa e peculato”, de acordo com um advogado consultado pelo site. Nesse caso, estaria implicada a diretora do IEGG, professora Alfreda Xavier.

O vereador, que faz oposição ao governador, lembra da observação de uma mãe “que não sabe quem mais está errado, o Estado por não distribuir o fardamento ou a direção da escola por vender camisa”. Professor Ivamberg, no entanto, diz que a escola não está comercializando blusa de farda: “É da iniciativa do aluno em fim de período escolar, que encomenda e paga. Usa quem quer”.