Canalização de água feita pela Prefeitura causa alagamento em moradias nos arredores da lagoa Chico Maia
12 de novembro de 2021

Uma canalização indevida de água, por parte da Prefeitura, está agravando a situação das residências localizadas nos arredores da lagoa Chico Maia, na região do bairro Mangabeira, segundo o vereador Jhonatas Monteiro (PSOL). Em pronunciamento na Câmara, ele disse que, em virtude do manejo inadequado por parte do Governo Municipal, o aguaceiro em dias de fortes chuvas atinge locais como as ruas Bom Despacho e  7, provocando risco na estrutura das  casas. “É preciso  adotar providências antes que as famílias percam tudo”, adverte o vereador, que visitou a área. Ele lembra que, em 2008, o Ministério Público orientou que o Governo apresentasse uma proposta de ocupação organizada para a área, “mas nunca foi feita”.

A situação é dramática, relata Jhonatas, e não se deve simplesmente à natureza, mas à forma de expansão urbana no Município, “desorganizada e crescendo à revelia do devido planejamento”. Ele lembra que a lagoa Chico Maia faz parte da Bacia do Pojuca, desprovida de saneamento. “Falta um plano para o conjunto de áreas no entorno das nossas lagoas, de macrodrenagem e manejo de águas pluviais, um trabalho preventivo em relação a alagamentos”, observa. As secretarias de Serviços Públicos, de Desenvolvimento Urbano, Superintendência de Obras e Manutenção e Defesa Civil, assinala, “devem fazer ao menos um trabalho emergencial em vez de  esperar pelo alagamento”.