Candeal 2, povoado de Matinha, precisa de pavimentação no entorno da praça
26 de outubro de 2020

A comunidade do povoado Candeal 2, distrito Matinha, está reivindicando da Prefeitura a pavimentação de um trecho de cerca de 150 metros, no entorno da praça.  O vereador Zé Filé (PSD), que esteve visitando  o local, disse na sessão desta segunda-feira (26) da Câmara que considera a pequena obra “muito importante”, pois o equipamento público tornou-se um grande atrativo para os moradores. Ele pretende fazer uma indicação ao Governo Municipal, pedindo o complemento de pavimentação a paralelepípedo. Se houver dificuldade financeira, o vereador pretende solucionar o problema com uma emenda impositiva ao Orçamento de 2021, que será votado este fim de ano. Cada vereador dispõe de uma verba de R$ 600 mil para destinar, na Lei Orçamentária Anual, a investimentos que proporcionem melhoria da qualidade de vida da população.

COMUNIDADE PRECISA DE UM PSF

Outra queixa da população de Candeal 2, de acordo com Zé Filé, diz respeito a falta de assistência médica no povoado. Moradores precisam se deslocar até a sede do distrito quando necessitam de atendimento.  “A distância é grande e, lá moram muitos idosos. Nem todos possuem veículo”. Uma das sugestões apresentadas pelos moradores é que uma antiga Casa de Farinha desativada seja transformada em uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF) ou que o local seja adaptado e a Administração Municipal disponibilize um médico para atender ao menos uma vez na semana.

FALTA DE SINALIZAÇÃO EM PONTO DE ÔNIBUS

A falta de sinalização indicando os locais de parada dos ônibus também é um dos problemas enfrentados pelos residentes no Candeal II, constata o vereador. Sem a identificação, muitos passageiros terminam perdendo o transporte, pois os motoristas não podem permitir o embarque fora dos pontos. “O povo fica perdido, espera no lugar errado e o ônibus passa direto. Já existe a dificuldade de a frota ter sido reduzida e isto agrava  situação”.