Capelão dedicado a causas sociais homenageado na Câmara nesta quarta
28 de agosto de 2023

Membro da Igreja Batista Alvorada desde a infância e com uma vida “pautada no cristianismo e na realização de ações sociais em Feira e região”, Carlos Alexandre dos Santos, mais conhecido como Xandy Capelão, receberá nesta quarta (30), da Câmara Municipal, duas homenagens: a Comenda Maria Quitéria e o título de Cidadão Feirense. A dupla-homenagem é de autoria da vereadora Eremita Mota (PSDB), presidente do Legislativo. A sessão solene está marcada para 19h30min.

Xandy  Capelão é natural do Rio de Janeiro e vive em Feira de Santana desde os três meses de vida. Membro da Unipas Capelania Internacional, ele atua como coordenador nacional de ação social desta entidade sem fins lucrativos.  Em Feira, participa do projeto SOS Humanos Vidas Importam, que atende a famílias em vulnerabilidade alimentar, atua em grupos de oferecem o “sopão” para moradores de rua na cidade e, no período da pandemia da Covid 19, conseguiu, junto com outros voluntários, coletar 20 toneladas de alimentos em uma das iniciativas que criou para auxiliar pessoas de baixa renda.

Conforme destaca Eremita, na justificativa à homenagem,  a condição de deficiente físico (Xandy perdeu cinco dedos do pé, há seis anos), não conseguiu lhe impedir de continuar fazendo  ações sociais junto às famílias carentes. Para a vereadora, ao focar seu trabalho na “erradicação da fome e da pobreza”, o capelão demonstra de forma concreta o cumprimento do seu maior lema: “socorrer o aflito em angústia”.