Carlito do Peixe rebate críticas à saúde de Feira
9 de setembro de 2019

No uso da tribuna, na sessão ordinária desta segunda-feira (09), na Casa da Cidadania, o vereador Carlito do Peixe (DEM) repercutiu matéria publicada no Jornal A Tarde, que critica a saúde de Feira de Santana e responsabiliza o Município pelo fato.

“Esse jornal A Tarde, periódico de longas datas, ultimamente vem trabalhando contra Feira. Vejamos: foi publicada matéria sobre a educação na Bahia, o pior Estado do Brasil, mas esse jornal resolveu pegar no pé de Feira. Os medicamentos, de uso contínuo, vêm do Governo Federal, mas não vêm de forma contínua. Quando não chegam não é por culpa do Município. Quanto aos medicamentos básicos, que é de responsabilidade do Município, a cidade é bem abastecida. Mas, diante dos reclames, qual a cidade do Brasil em que a saúde vai bem?  O Governo Federal vive numa crise, onde reduziu recursos na educação e saúde, e nosso prefeito vem trabalhando duro para manter os atendimentos na saúde”, pontuou Carlito.

Em aparte, o presidente da Casa, vereador José Carneiro Rocha (PSDB), disse concordar com a informação de que o Brasil vem passando dificuldade na saúde. “O prefeito Colbert investe mais de 28% na saúde. O A Tarde fez críticas, mas também observações que precisam ser ressaltadas. A UPA da Queimadinha, que é para atender 4 mil pessoas, atende 8 mil por mês. Não podemos deixar de reconhecer o empenho do Município. Não podemos deixar de reconhecer a necessidade de mais um hospital e a própria matéria faz referência a isso e ao Hospital da Mulher, que atende quase 80 municípios e isso precisa ser observado”, concluiu.

O presidente reforçou a assistência na saúde básica da cidade. “O  Município, com toda a crise do país, investe na saúde. O  Hospital da Mulher é referencia em todo o país. Falei com um repórter do A Tarde sobre esse assunto e disse tudo isso a ele. Não podemos deixar de reconhecer o empenho  na saúde básica. Perguntei se ele sabe que a maternidade do HGCA e Dom Pedro foram fechadas?”, frisou.

De volta com a palavra, o vereador Carlito lembrou que hoje o Município destina 29% do orçamento para a saúde. “Mas, alguns da imprensa escondem o lado positivo e atacam no que acham que está faltando empenho do Município. Feira de Santana, com 186 anos, reclamam que não tem outro hospital; Salvador, com muito mais idade, também tem carência. O prefeito tem trabalhado muito para suprir a necessidade da saúde de Feira”, disse.

Também em aparte, o edil Gilmar Amorim (PSDC) garantiu que a UPA da Queimadinha atende, mensalmente, 11 mil pessoas. Também  participando do debate, o vereador Luiz Augusto de Jesus, Lulinha (DEM), disse que a matéria publicada no Jornal A Tarde não tratou sobre a promessa não cumprida do governador de construir um novo hospital geral. “Está fazendo um puxadinho, uma ampliação do HGCA. Mais uma vez o governador não faz o que promete e pensa em Feira pequenininha”, avaliou.

Para finalizar, Carlito afirmou que o governador não ver motivação para investir em Feira. “Ele aqui só toma pau. Ele se sente desmotivado porque não consegue ganhar para prefeito aqui”, findou.