Centros multidisciplinares para tratar pacientes com sequelas da Covid-19 podem ser criados em Feira de Santana
10 de maio de 2021

Espaços multidisciplinares destinados ao tratamento e reabilitação de pacientes com sequelas da Covid-19 podem ser implantados em Feira de Santana. Previstos no Projeto de Lei 56/2021, os Centros de Reabilitação deverão prestar atendimentos especializados de fisioterapia respiratória e motora, cardiologia, fonoaudiologia, clínica médica, pneumologia, reumatologia, psicologia, psiquiatria e assistência social. A proposta está em tramitação na Câmara Municipal com previsão de ser discutida, pela primeira vez, na sessão da terça-feira (11).

O objetivo do Projeto é assegurar ao indivíduo diagnosticado com a doença,  sintomático ou não, a assistência integral à saúde, mesmo após o término do tratamento convencional dos sintomas ou alta hospitalar. O autor, vereador Emerson Minho (DC) justifica que os pacientes curados da Covid-19 necessitam do atendimento multidisciplinar: “o tratamento da Covid-19 não acaba com a alta, tem que se levar em consideração que existe todo um trabalho posterior a ser executado para que o paciente readquira a confiança imprescindível para retomar sua qualidade de vida e seu trabalho”.

Presidente da Comissão de Saúde e membro da Comissão Especial de Combate à Covid-19, Emerson Minho enfatiza que o município dispõe de apenas um ambulatório para o atendimento de pessoas com sequelas da doença. Segundo suas informações, a equipe composta por um médico, um psicólogo e um fisioterapeuta presta atendimentos ao público somente nas quartas-feiras à tarde. Para ampliar a assistência, ele defende a criação de espaços devidamente equipados e divulgados pelo município.