Com pendências sanadas, projeto de doação de área pública ao Senar vai à votação esta quinta
31 de maio de 2023

A presidente da Câmara Municipal Feira de Santana, Eremita Mota (PSDB), agendou para esta esta quinta, 1º de junho, a  votação do projeto do Poder Executivo propondo a cessão de área, aproximadamente 20 mil metros quadrados, no Parque de Exposições João Martins da Silva, visando a construção de uma escola técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) voltada para a

equideocultura –  desenvolvimento da criação de cavalos na região.

A decisão foi confirmada hoje pela dirigente da Casa da Cidadania.“Como sabemos, este projeto iniciou a sua tramitação na Casa no ano passado, portanto durante a gestão anterior desta Casa. Quando assumimos a presidência, cuidamos de checar se estava em condição de ser pautado e vimos que se tratava de algo complexo, que necessitava de uma série de medidas, inclusive havia problema de falta de documentos, incluindo a escritura do terreno”, disse Eremita.

Por sua importância para Feira de Santana e região, ela afirma, “tiramos (o projeto) do esquecimento”. Em entendimento com outros vereadores, iniciou-se objetivamente um debate sobre a matéria, que culminou com audiência pública no plenário da Câmara, visitas de representações do Legislativo à administração do Senar em Salvador e ao Centro de Excelência em Fruticultura em Juazeiro, uma unidade do órgão com estrutura semelhante a que deverá ser erguida neste Município. Após eliminadas várias dúvidas e pendências, salienta, “alinharmos expectativas e responsabilidades, e, agora, vamos para a votação”.

Diferente do Centro de Excelência de Juazeiro, o Senar vai focar o projeto feirense na equideocultura, com objetivo de melhora a qualidade na criação de cavalos. Otimista, Eremita observa que esta unidade educacional disponibilizará cursos gratuitos ou a preços acessíveis, oferecendo conhecimento e desenvolvimento para as atividades rurais de Feira e região.