FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Comissão de Saúde deve visitar unidades terapêuticas para ver problemas da assistência a dependentes
18 de maio de 2021

A Comissão de Saúde da Câmara de Feira de Santana deve visitar as nove comunidades terapêuticas mantidas pelo Município para assistência a pessoas portadoras de dependência de substâncias psicoativas, propõe o vereador Sílvio Dias (PT). A preocupação dele acontece em decorrência de reclamações feitas na Tribuna Livre da Câmara, nesta terça (18), pela presidente da Associação de Pessoas com Deficiência Psicossocial e Intelectual e militante do coletivo feirense da luta antimanicomial, Iracy Pereira Andrade. Ela disse que essas unidades funcionam precariamente e que gostaria de “conversar” sobre o assunto com as comissões de Saúde e de Direitos Humanos da Casa. 

“Peço (à Comissão de Saúde) que visite esses espaços, para verificar se dispõem da quantidade de profissionais necessários, se as pessoas estão sendo bem cuidadas”, sugere o petista. Ele lembra que tais unidades são dirigidas pela administração municipal mas custeadas com recursos federais. O vereador considera que o Hospital Especializado Lopes Rodrigues (antigamente denominado de Colônia Lopes Rodrigues) faz “trabalho excepcional”, através de sua direção  e todo quadro clínico e operacional, “retirando as pessoas do enclausuramento e levando-as para o retorno à sua família, sendo reintegradas à sociedade”. 

Nos primórdios da humanidade, relembra Sílvio Dias, as famílias viam como “estorvo”, as pessoas com deficiência física e intelectual, enquanto na idade média, aprisionava-se  esses indivíduos, que eram completamente esquecidos. Na idade contemporânea, ele diz, não cabe mais nenhuma dessas estratégias e, então, “precisamos entender como se deu o processo e a responsabilidade da sociedade nesse novo contexto”.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.