Objetivando conscientizar a sociedade e autoridades públicas sobre a fibromialgia [doença caracterizada por dor muscular generalizada e sensibilidade], a Câmara vai realizar uma sessão solene na próxima quarta-feira (9), às 14h30. A iniciativa, proposta pelo vereador Pedro Américo (Cidadania), promove discussões relacionadas ao Dia de Conscientização da Fibromialgia, celebrado anualmente na data de 12 de maio. Do mesmo modo, pretende publicizar demandas e reivindicações voltadas a um melhor atendimento e tratamento de saúde para as pessoas que convivem com a doença.
Na programação do evento, está prevista a presença da palestrante Cristine Emily Santos Nascimento (advogada, mestre em previdência social pela PUC/SP, doutora em família na contemporaneidade pela UCSAL); da reumatologista Ana Tereza Amoedo e da terapeuta emocional (TRG), Simone de Jesus Coutinho (formada pela IBFT, licenciada em pedagogia pela UNOPAR e com formação em massoterapia pelo Instituto Mix). Ainda, dentre os convidados a participar, estão o secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Matos e a presidente da Associação Feirense de Pessoas com Fibromialgia (AFEFIBRO), Barbara Cléia Lopes Fontes.
A fibromialgia é uma doença que causa dor em todo o corpo, principalmente músculos e tendões. A síndrome costuma ser acompanhada por fadiga, distúrbios do sono, alterações de memória e ansiedade. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), cerca de 3% da população brasileira tem fibromialgia. O levantamento aponta que, de cada 10 pacientes com a doença, entre sete a nove são mulheres. Mas, atinge também homens, idosos, adolescentes e crianças.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.