Contas de 2020 e 2021 podem ter ressalvas pela contratação “irregular” de empresa de contabilidade
29 de março de 2021

As reincidentes contratações da empresa JG Contabilidade Pública, com inexigibilidade de licitação, devem criar ressalvas nas contas de 2020 e 2021, diz o vereador  Professor Ivamberg (PT). A análise do parlamentar considera as adversões do Tribunal Municipal de Contas já sinalizadas à administração do município desde 2019. Na sessão desta segunda-feira (29), ele questionou: “A Prefeitura continuou praticando a mesma fuga de licitação em 2019, 2020 e 2021. Como aprovar essas contas se a gente sabe que já estão com irregularidades?”

Conforme as informações do professor Ivamberg, a JG Contabilidade Pública foi contratada, ao longo de anos, para prestar serviços de contabilidade em 210 Caixas Escolares. Entretanto, o município possui o registro de 206 Escolas da Rede Municipal de Ensino. Para Ivamberg, a possível irregularidade ainda é agravada pela inexigibilidade de licitação, visto que, não foi comprovada a singularidade do serviço prestado. Segundo o vereador, foram registrados, em 2020, 12 processos de inexigibilidade da empresa no valor total de R$1.483.039,12 e nos três meses de 2021, foram R$1.157.500,00 pela mesma razão.

Na opinião do petista, os diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino devem compor a estrutura das Caixas Escolares e administrar os recursos financeiros das instituições em que trabalham. De acordo com o parlamentar, o Município oferece a devida orientação para capacitar os diretores para a execução da tarefa. Dessa forma, não seria necessária a contratação de uma empresa para prestar serviço de assessoria e consultoria financeira nas Caixas Escolares.

Em resposta, o líder da bancada governista – vereador Lulinha (DEM) – garante que as decisões são tomadas em acordo com a Secretaria Municipal de Educação, chefiada pela  ex-secretária estadual de Educação e ex-reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana, Anaci Bispo Paim. “Ela tem um vasto conhecimento e realmente deve ter os argumentos que precisa”.