Cordelista dos mais populares na Bahia, Jurivaldo Alves receberá título de Cidadão Feirense
21 de novembro de 2023

Nascido no município de Baixa Grande-BA e idealizador da Praça do Cordel, atividade que integra o Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS), Jurivaldo Alves da Silva receberá da Câmara o título de Cidadão Feirense. De autoria do vereador Correia Zezito (Patriota), a concessão da homenagem ao cordelista foi aprovada hoje (21) pelo Legislativo. Considerado no cenário cultural de Feira como um dos “mais atuantes defensores da literatura de cordel no Brasil”, teve os primeiros contatos com a arte nordestina em sua terra natal. “Lá, ele pedia para as pessoas lerem os versos em voz alta a fim de memorizar para fazer declamações nas fazendas da região”, explica Correia Zezito.

Com residência fixa na Princesa do Sertão há aproximadamente 50 anos, Jurivaldo começou a atuar como folheteiro ao montar uma guia para vender cordéis nas feiras livres. Comercializava, preferencialmente, obras de Rodolfo Coelho Cavalcante, a exemplo de “A carta de Satanás para Roberto Carlos” e “A morte do motorista e a vingança do cigano”. Exercendo essa atividade, frisa o autor em sua justificativa, o cordelista sentiu-se motivado a escrever poesia popular e atualmente vende seus cordéis em um box no Mercado de Arte Popular do Município.

A vasta produção literária do artista inclui as obras “Biografia do Cordel”, “Cangaceiro, Jesuínio, o brilhante” e “Histórias de motoristas”. Além disso, Jurivaldo Alves mantém uma parceria significativa com a filha, Patrícia Oliveira da Silva. Correia Zezito considera relevante e significativa a homenagem, pois o cordelista “é uma pessoa que honra e espalha o nome de Feira por onde passa”, observa.

Foto: Jorge Magalhães