Credibilidade da cooperativa Unicred do Nordeste se deve a quem está à frente, afirma presidente da Câmara
29 de novembro de 2021

“Administrada por homens de bem, referência em nossa cidade, a Unicred do Nordeste, com toda a certeza, é uma instituição séria”, diz o presidente da Câmara de Feira de Santana, Fernando Torres (PSD). Partiu dele a iniciativa de uma  homenagem, em sessão solene realizada na noite da última sexta (26), pelos 25 anos de atividades da cooperativa de crédito.  Segundo o dirigente, o reconhecimento é “ato de dever” da Casa da Cidadania, que ele diz estar à disposição para “ajudar no que for necessário e possível”.

O deputado estadual Carlos Geilson, presente à homenagem e integrante da Mesa de Honra dos trabalhos, compartilha deste entendimento. Ele observa que a cooperativa chegou a outros estados e se desenvolveu pela credibilidade de quem está à frente, “pessoas que precisam ser valorizadas, pelo seu comprometimento com o desenvolvimento e o empreendedorismo do nosso município, do Estado e do Nordeste”. Representaram a Unicred do Nordeste neste evento o presidente e o vice do seu Conselho de Administração, os médicos João Batista de Cerqueira e Paulo Andrade.

João Batista de Cerqueira, é um ex-vereador da Câmara de Feira de Santana, de quem Fernando foi colega no primeiro mandato de ambos no Legislativo, no início da década de 90. “Deveria retornar (à Câmara). Homens de bem aqui são sempre muito bem vindos”, incentiva o dirigente do Poder Legislativo. Ao agradecer à Câmara, em nome dos milhares de cooperados, o presidente do Conselho de Administração da Unicred do Nordeste disse que o cooperativismo moderno deve muito às entidades médicas, especialmente à Unimed, que surgiu em Santos no ano de 1967 e criou o sistema Unicred no país.

No caso da Unicred do Nordeste, iniciou as atividades atendendo exclusivamente aos profissionais de saúde. Em um segundo momento, incluiu os servidores públicos e, por último, passou a operar seus financiamentos também, junto às empresas de todos os segmentos. Segundo João Batista de Cerqueira, o cooperativismo é “moeda mais valiosa deste milênio, modelo que busca o bem comum, onde não existem perdedores”. Suas taxas são menores que as praticadas pelo mercado financeiro tradicional em razão de não ter fins lucrativos. Patrimônio deste Município, ele acredita, vai “continuar elevando o nome de Feira de Santana para todo o Brasil”.