FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Deputado usa Tribuna Livre da Câmara para divulgar rubrica no Orçamento do Estado destinada à causa animal
12 de dezembro de 2023

Uma medida aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), este ano, abriu uma rubrica específica no Orçamento Estadual que irá possibilitar a destinação de recursos para a causa animal. A informação é do deputado estadual, José de Arimatéia (Republicanos), autor da iniciativa, que fez uso da Tribuna Livre da Câmara nesta terça-feira (12), tratando das dificuldades enfrentadas por instituições que cuidam de animais, mesmo não possuindo condições de comprar alimentos e remédios. Segundo ele, antes desta ação feita pela Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan), os recursos eram colocados no Orçamento objetivando promover o cuidado dos animais, mas acabavam sendo direcionados para outras áreas.

Desta forma, as instituições protetoras de animais nos municípios não recebiam o repasse das verbas. “Então, fiz o pedido à Seplan e ela criou a rubrica específica”, disse. Os recursos que forem destinados, informou o deputado, devem ser utilizados na compra de ração, procedimento de castração, vacinação e cirurgias por meio de clínicas veterinárias. Ademais, acrescentou Arimatéia, a Secretaria Estadual indicará as normas estabelecidas visando a correta aplicação do dinheiro público. “Apesar de acreditar que esta movimentação orçamentária seja efetivada só no próximo ano, já coloquei recursos para instituições de Feira de Santana, Itabuna e outros municípios”, observou.

NATAL SOLIDÁRIO PET

Ex-vereador do Legislativo feirense, o deputado José de Arimatéia agradeceu a recepção da Casa da Cidadania e fez apelo para a participação de todos na Campanha Natal Solidário Pet. Há pontos de arrecadação de alimentos para cães e gatos, instalados na Câmara  e na Rádio Cultura. “O que for arrecadado aqui será distribuído para as instituições mais carentes de Feira a fim de que ajudem os animais abandonados. É só comprar um pacote de ração e fazer a doação”, explicou. “E se tiver uma instituição que os senhores queiram ajudar, é só indicar que levaremos e entregaremos”, garantiu. Para Arimateia, os parlamentares tem a obrigação de “lutar por aqueles que são indefesos”.

Assistir ao animal, ele diz, é cuidar também da saúde pública: “Se eu ajudo a causa, estou fazendo a minha parte, contribuindo para o bem-estar da população em geral”. A presidente da Câmara, Eremita Mota (PSDB), parabenizou a iniciativa do deputado e citou o empenho de vereadores como Galeguinho SPA (PSB) e Pedro Américo (UB). Autora de um projeto de lei, aprovado na Casa da Cidadania mas vetado pelo prefeito Colbert Filho, ela lembrou que a iniciativa previa a instalação de comedouros em locais públicos a fim de que a população colocasse alimentos para animais de rua.

“A intenção era evitar que tais equipamentos fossem destruídos, mas o gestor vetou alegando custos para a administração. Acho que fez isto sem ler, pois logo no início um artigo estabelece que a ação será de iniciativa dos próprios moradores das localidades”, informou, acrescentando que Ongs e pessoas simpatizantes à causa animal a tem procurado para parabenizar a aprovação do projeto pelos vereadores. “Peço pela derrubada deste veto, pois se os animais estiverem bem alimentados e cuidados, as pessoas podem sentir-se estimuladas a adotá-los”, disse.

Galeguinho manifestou apreço pelo tema, pois é uma causa com a qual compartilha. Edvaldo Lima (MDB) disse ser testemunha de quanto o deputado Arimatéia se dedica a ações em prol dos animais. “Tudo o que tem vida, merece nosso respeito”, afirmou. Petrônio classificou o deputado como “um grande defensor dos animais”. De acordo com ele, diante do fato de que, diariamente, se vê cães doentes pelas ruas fazendo contato tanto com outros animais quanto com as pessoas, a Campanha Natal Solidário PET é um exemplo importante para a saúde pública.  “Donos de Pet Shops e Casas de Ração podem participar. Assim como lucram com o comércio, nada custa ajudar animais que precisam de cuidados e medicamentos”, frisou.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.