Desafios da educação em meio ao atual cenário político-social são explanados no Dia do Professor
16 de outubro de 2021

Em clima de comemoração e, ao mesmo tempo, de resiliência, os desafios da educação em meio ao atual cenário político-social foram expostos na solenidade em homenagem ao Dia do Professor, evento promovido pela Câmara Municipal de Feira de Santana na manhã desta sexta-feira (15). Requisitante da sessão e professor há aproximadamente 32 anos, o vereador Ivamberg Lima (PT) conduziu os trabalhos da Mesa. Para ele, no contexto atual em que a categoria vivencia o “desmonte” de “políticas públicas e de direitos adquiridos”, os motivos para comemorar são “inversamente proporcionais à importância que a educação tem”. Entretanto, o parlamentar destaca que “a força de resistência e a satisfação de ensinar em um país onde as adversidades se sobrepõem”, são razões para celebração.

A responsabilidade de desenvolver o ensino em meio a uma realidade desigual, na qual “preconceitos de potencial destrutivo” estão presentes na sociedade, é um dos principais desafios dos educadores brasileiros, aponta a professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Nacelice Barbosa Freitas. Formada em Estudos Sociais e com doutorado em Geografia, ela analisa que, neste contexto, a educação “constitui-se em campo de produção de conhecimento em busca da justiça social”.

Palestrante da sessão, a professora destaca que a categoria está “farta da desvalorização profissional”. Ao seu ver, esta situação é reflexo do entendimento da educação como “gasto, desperdício, prejuízo, e não como investimento”. Em meio a este cenário, o reitor da UEFS, Evandro do Nascimento, ressalta a necessidade dos professores se posicionarem e estarem “do lado da transformação, igualdade, respeito e sempre alertas”.

Sem a garantia de direitos já estabelecidos por leis, a Diretora da Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB) – Secção Feira de Santana – Marlede Oliveira, chama atenção para o “desrespeito total aos trabalhadores”. Observando as dificuldades dos profissionais da categoria em receberem o piso salarial, a reserva de carga horária e demais direitos já conquistados, a professora pede que “as leis sejam viabilizadas”.

Filho de professores, o vereador Fernando Torres (PSD) ratifica o seu apoio à luta pela garantia dos direitos da categoria. Presidente do Legislativo feirense, ele destaca que a Casa da Cidadania está de “portas abertas” para ouvir as demandas dos trabalhadores da educação.

Uma profissão inspiradora

Filho e irmão de professoras, o vereador Emerson Minho (DC) abraçou a profissão. Biólogo por formação, ele afirma que a atividade é “linda e serve de inspiração”. Também professor, Pedro Américo (DEM) enaltece a resiliência da categoria ao se dedicar ao ensino, “apesar de todas as dificuldades”. Silvio Dias (PT) considera o Dia do Professor como a data mais importante no calendário brasileiro. Para Lú de Ronny (MDB), este evento deve ser comemorado diariamente, valorizando e defendendo os direitos da categoria. Para tanto, a professora e vereadora Eremita Mota (PSDB) destaca a necessidade de tratar a educação com maior empatia.

De origem humilde, o vereador Luiz da Feira demonstra gratidão aos seus professores por possibilitarem as suas conquistas, especialmente na carreira política. Ao ler uma mensagem do Arcebispo Emérito, Dom Itamar Vian, a Diretora do Núcleo Territorial de Educação, Celinalva Paim lembrou a “missão sublime” dos professores em “ensinar, orientar, guiar e preparar os alunos para o dia de amanhã”.

Em meio a ampla disseminação de informações e aos riscos da propagação de notícias falsas, o papel dos professores na formação crítica dos seus alunos deve ser valorizado, pontua o vereador e professor Jhonatas Monteiro (PSOL). Em um cenário mais amplo, a educação tem a importante função de levar “conhecimento e esclarecimento”, para que os cidadãos tenham “capacidade de se desenvolver, de entender o mundo em que vivem e de fazer melhores escolhas”, avalia o deputado federal Zé Neto (PT).

Para oferecer melhores condições de trabalho e de aprendizagem, além de honrar o trabalho de educadores como Paulo Freire e Anísio Teixeira, o Governo do Estado fez novos investimentos neste setor. Representando o secretário Jerônimo Rodrigues, o professor e coordenador de Projetos Estratégicos da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Marcius de Almeida Gomes, destaca a requalificação de escolas, a convocação de mais de três mil educadores, 700 coordenadores pedagógicos e a concessão de mais de 30 mil benefícios à categoria. “Isto representa um investimento de quase R$ 98 milhões a mais na folha em 2021”.

Na solenidade, foram homenageados com um Certificado de Honra os professores: Marcius Almeida, em nome do secretário Jerônimo Rodrigues; Rosana Falcão, em nome da secretária Municipal de Educação, Anaci Paim; Celinalva Paim Sobral, Nacelice Barbosa Freitas; Marlede Silva Oliveira; Evandro do Nascimento; Cristiano Lôbo; Tatiana Ribeiro Velloso; Sony de Sousa Carvalho Lima; Indiara Silva de Freitas; Alfreda Maria Silva Campos Neta Xavier; Marcly Amorim Pizzani; Gerusa Gomes dos Santos; Marcus Vinícius Bittencourt; Isabel de Jesus Santos; Lucia Bispo Santana; Vanessa dos Santos Teles; Anna Paula Santana Conceição; Lélia Vitor Fernandes de Oliveira; Karina Macedo de Assis e Brenda Santos de Souza. Também receberam o certificado os vereadores professores Emerson Minho, Eremita Mota, Jhonatas Monteiro e Pedro Américo.

Compuseram a Mesa, ao lado do Professor Ivamberg, Marcius de Almeida, Rosana Falcão, Celinalva Paim, Marlede Oliveira, Nacelice Barbosa, e o deputado federal Zé Neto. No plenário, Guilhermino Alves marcou presença ao representar o deputado estadual Robinson Almeida.