A necessidade de intensificar ações de conscientização, prevenção e assistência no enfrentamento do HIV/AIDS, bem como outras doenças sexualmente transmissíveis, em Feira de Santana, foi destacada pelo vereador Luiz da Feira (PP), na Tribuna da Câmara Municipal. Ele ressaltou a importância da campanha Dezembro Vermelho, alertando para a garantia dos direitos das pessoas infectadas.
A Campanha de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis é realizada em nível nacional, com base na lei 13.504, de 2017. Mas o município conta com uma lei específica, número 3702, do mesmo ano, de autoria do vereador, como forma de garantir mais mobilização em torno da questão. “O número de pessoas infectadas vem crescendo muito em nossa cidade e precisamos de mais ações”, defendeu.
De acordo com levantamento feito nos últimos anos, os casos de HIV/AIDS têm aumentado, sendo registrados somente este ano, 246. o que representa um indício de que é preciso avançar na prevenção. Citando que tem visitado unidades de saúde, Luiz da Feira denunciou as condições do centro de atendimento especializado. “Há oito anos venho cobrando uma reforma no local”, afirmou.
Para o vereador, tão grave quanto a doença em si, as pessoas têm que enfrentar o preconceito e um dos objetivos da campanha é justamente combater essas práticas. Ele lembrou que existe medicação, mas na hora do desespero, muitas vezes a pessoa acaba entrando no mundo das drogas e desiste de lutar, de fazer o tratamento. “Todos têm que se cuidar, usar preservativos, principalmente os jovens”, alertou Luiz da Feira.
Foto: Blog Amor Saúde
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.