Em razão da passagem da data comemorativa do Dia do Professor, nesta terça-feira (15), vereadores fizeram uso da Tribuna da Câmara para parabenizar os profissionais que atuam na área de educação em Feira de Santana. Na Casa da Cidadania, quatro dos seus integrantes são docentes: Eremita Mota (PP), Emerson Minho (PP), Jhonatas Monteiro (PSOL) e Professor Ivamberg (PT). O petista, servidor licenciado da rede estadual de educação, afirmou que a docência é responsável por formar todas as demais profissões e que o grande desejo do educador é ver seus alunos alcançarem o sucesso. No entanto, apontou a necessidade dos governos estadual e municipal lhes darem maior valorização, ao recomendar à Prefeitura que busque preencher as vagas que existem na reserva de carga horária, pois “ainda há estudantes sem aula, devido ao problema”.
O Lider do Governo na Câmara, vereador José Carneiro (UB), lembrou que, apesar de não ter seguido atuando na área, concluiu formação em magistério (antigo 2º Grau): “São profissionais de compromisso e grande importância na vida da gente. E muitas vezes acabam cuidando tanto de nós, quanto dos nossos filhos”. Edvaldo Lima (UB) pontuou que todos os cidadãos “passam pelas mãos” dos mestres, onde adquirem conhecimentos e experiência para a vida. Ele registrou estar sempre disposto a se posicionar favorável às pautas da categoria.
Ressaltando ter vindo de uma família dirigida por professora, Silvio Dias (PT) destacou que a profissão marca a vida de muitas pessoas. “Vocês merecem todo o nosso respeito. Além de deixar meu agradecimento, reafirmo que continuarei combatendo e lutando por melhores condições de trabalho e pela garantia dos direitos de toda categoria”, afirmou. Classificando os docentes como “mestres de todas as profissões”, o vereador Jurandy Carvalho (PSDB), fez saudação a todos os profissionais na pessoa de sua mãe, a professora aposentada Maria José da Cruz Carvalho. Ela passou a maior parte da vida em sala de aula, trabalhando. Por este motivo, assegurou ele, “é um grande exemplo de profissionalismo e dedicação, assim como muitos outros que atuam na área”.
Lu de Ronny (PV), Eli Ribeiro (Republicanos) e Paulão (PP) também registraram felicitações para toda a classe de professores do Município. Este último destacou o trabalho de profissionais que atuam na direção de unidade de ensino do distrito de Jaguara. “Além de escolas importantes como a Colbert Martins da Silva, temos diretores como Edmundo, Cléia e Maria Heloísa, todos de alto nível”, garantiu. Pedro Américo (Cidadania) lembrou que a grande maioria do professorado é constituído de mulheres dedicadas à profissão. De acordo com ele, a sociedade mudou. Por isso, a educação tem que ser pensada para além do mercado de trabalho. “É importante que as diversas esferas governamentais, valorizem os professores e entendam a escola como um ambiente de convivências sociais, acesso à cultura, arte, ciência e tecnologia”, sugeriu.
Foto: Secom/FSA
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.