Dia Mundial de Conscientização da Violência contra o Idoso é registrado na Câmara: agressões dentro de casa
15 de junho de 2021

Isolar pessoas idosas em abrigos, sem a convivência com os familiares, é também uma forma de violência, afirmou nesta terça (15), na Câmara, o vereador Luiz da Feira. O pronunciamento foi feito a propósito do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que transcorre hoje. Os dados são alarmantes e os números cresceram ainda mais durante a pandemia de Covid-19.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana, 60% dos casos de violência contra pessoas idosas são registradas nas residências das vítimas, a maioria mulheres, e quase 70% são praticados pelos próprios filhos. “Precisamos respeitar nossos pais, avós, tios, que precisam de carinho, amor e gratidão”, conclamou o vereador, lembrando que todo o mês de junho é dedicado à conscientização sobre a violência contra as pessoas idosas, mas que os cuidados devem ser o ano inteiro, especialmente nesse período de isolamento social.

Junho é dedicado à campanha Junho Violeta, que tem o objetivo de criar uma conscientização mundial, social e política sobre a violência contra o idoso. O Estatuto do Idoso considera violência toda ação – ou omissão – que cause morte ou qualquer tipo de sofrimento, físico ou psicológico. Vale ressaltar que os tipos de violência são: psicológica e moral; negligência e abandono; financeira e econômica; e agressão física. Para denunciar, basta acionar o Disque 100.