Dia Mundial de Luta Contra a AIDS: Município descumpre lei de prevenção e esclarecimento sobre a doença
1 de dezembro de 2021

Uma Lei Municipal em vigor desde 2017, que prevê um conjunto de ações para prevenção e esclarecimento sobre a AIDS, está sendo descumprida em Feira de Santana, de acordo com o vereador Professor Jhonatas Monteiro. De número 3.702, o dispositivo determina que a Prefeitura realize palestras, atividades educativas, campanhas de conscientização na mídia, entre outras ações, destinadas a este segmento. O alerta foi feito na sessão desta quarta (1) da Câmara, quando se celebra o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

Jhonatas diz que o poder público deve buscar o cumprimento dessas medidas preventivas, em vista da importância da informação, nos esforços para reduzir os índices de infecção, “que cresce principalmente entre os jovens”, e também para haver uma condição maior de enfrentamento da doença, além de atacar o preconceito e a discriminação contra os  cidadãos portadores da doença.

O vereador mencionou um estudo realizado em 2019 pelo Programa das Nações Unidas, que entrevistou pessoas soropositivas em vários lugares do Brasil. Os números colhidos revelam que 64% delas sofreram qualquer tipo de discriminação, sendo que 46%, por familiares, amigos e vizinhos. Outros 25% declararam ter sido vítimas de assédio verbal; 20% já perderam emprego e fonte de renda em razão do preconceito, enquanto 81% disseram que é “muito difícil” falar da sua condição para outras pessoas, pelo mesmo motivo.