Direção do Clériston autoriza assistência evangélica dentro da unidade
16 de maio de 2024

A capelania, igrejas e líderes evangélicos voltaram a realizar assistência religiosa a pacientes em tratamento nas dependências do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana. A informação é do vereador Edvaldo Lima (União Brasil), que durante pronunciamento na Tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (16), parabenizou a direção da unidade de saúde estadual pela adoção da medida. Segundo o parlamentar, a decisão ocorreu logo após manifestação pública sua, reclamando da restrição da atividade.

“Parabenizo a atitude e informo que as portas já foram abertas ao evangelismo. E, inclusive, o trabalho exercido pelos capelães está sendo feito pelo pastor João Jorge”, disse o vereador.
Conforme o entendimento de Edvaldo Lima, a restrição da atividade no HGCA “se configurava em ato de intolerância religiosa”, uma vez que, com o impedimento das lideranças adentrarem a unidade, a pregação do evangelho e a oração ficaram prejudicadas. Em razão disso, o vereador pretendia acionar o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para intermediar o problema.

Segundo Edvaldo, no dia seguinte ao seu posicionamento na Câmara, ela a diretora deu entrevista a veículos de comunicação garantindo a liberação da pregação do evangelho, principalmente a pacientes que se encontram na enfermaria.

Já em âmbito federal, reclamou Edvaldo Lima, semelhante medida que foi imposta pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), ainda não foi revogada. No entanto, há chance da resolução do órgão ser revisada e o trabalho evangelístico retornar a ser realizado nos presídios. “Já ouvi falar que o governo está analisando, juntamente com um grupo de ministros a possibilidade de fazer esta liberação”, assegurou.

Foto: Ney Silva