Direitos da Mulher: Audiência Pública na Câmara propõe encontro com governador, em julho
18 de maio de 2023

Um grande encontro das entidades representativas das mulheres de Feira de Santana com o Governador Jerônimo Rodrigues, deverá acontecer no mês de julho. A proposta foi apresentada pela presidente da Câmara, Eremita Mota (PSDB), no encerramento da Audiência Pública “A luta pela garantia dos direitos da mulher”, ocorrida hoje na Casa da Cidadania. Aprovada pelas participantes do evento, a ideia, segundo a vereadora, é “emplacar” a pauta das mulheres feirenses em políticas públicas do Governo do Estado.

Proponente da Audiência Pública, juntamente com o vereador Professor Ivamberg (PT), Eremita explicou que está percebendo um cenário muito bom para o município em relação a investimentos do Estado: “Então, seria bom colocarmos o governador numa roda de conversa para entregarmos essas reivindicações em suas mãos. Não adianta fazer uma audiência dessa grandeza e não darmos um encaminhamento digno a pautas tão importantes tratadas aqui”.

A presidente do Sindicato Rural de Feira de Santana (Sintrafs), Conceição Borges, propôs que, devido à sua amplitude, este futuro encontro poderia acontecer em um local como a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Ela disse que a sugestão atende iniciativas previstas na Carta Aberta elaborada pela articulação de mulheres do Portal do Sertão, que contém uma série de cobranças ao poder público visando a implantação de políticas voltadas à geração de renda, valorização da agricultura familiar, combate à violência e melhoria dos serviços de saúde, documento lido em plenário por Lucivania Gomes, secretária de Mulheres do Sintrafs.

De acordo com a pesquisadora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e palestrante da audiência, Silvana Lúcia da Silva, apesar da pauta dos direitos da mulher ser algo fundamental, ainda não é central em todas as esferas governamentais. Ela avalia a necessidade de mobilização da sociedade junto ao Legislativo. “Avançamos, mas a gente ainda não superou o machismo que atravessa todas as instâncias sociais e institucionais”, enfatizou.

A secretária Municipal de Políticas para a Mulher, e vereadora licenciada, Gerusa Sampaio, afirmou que o município de Feira é “uma referência” na proteção à mulher e a prestação de serviços deve melhorar em breve com a instalação do órgão em uma nova sede. Ela admite que é preciso avançar e “garantir cada vez mais” os direitos da mulher e da família.

Eremita franqueou a palavra ao  público que assistia o debate nas galerias. As participações foram de pedidos de esclarecimentos aos órgãos públicos, assim como para opiniões e sugestões.  A mesa de honra da Audiência Pública foi composta pela presidente Eremita Mota (PSDB); Valdir Santana, assessor e representante do vereador Professor Ivamberg (PT); secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Gerusa Sampaio; presidente do Sintraf/Feira, Conceição Borges; e a  presidente da Associação Quilombola da Lagoa Grande (AQCOMAQ), Renilda Cruz dos Santos.