Diretores de institutos federais fazem uso da tribuna livre
22 de maio de 2019

Os diretores da Universidade Federal do Recôncavo Baiano em Feira de Santana (UFRB) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Suzana Pimentel e Raigenis da Paz Fiuza, estiveram na manhã desta quarta-feira (22) na Câmara de Feira de Santana para debater sobre a medida de cortes anunciados pelo Ministério da Educação para todos os Institutos e Universidades Federais.

Ao fazer uso da tribuna livre, o diretor do IFBA explicou que no dia 30 de abril deste ano o Ministério da Educação determinou o bloqueio de 30 % do orçamento autorizado das Universidades e Institutos Federais, no sistema do tesouro gerencial.  “Essa medida impacta diretamente no funcionamento da instituição”, afirmou Fiuza.

A responsável pelo campus da UFRB de Feira de Santana destacou o bloqueio de créditos no orçamento de custeio e investimento, da ordem de R$ 16.329.642 o que corresponde a cerca de 32% do orçamento.

“Esse bloqueio, se não revertido, prejudicará o pagamento de serviços terceirizados como limpeza e segurança, pagamento de contas de água, luz, telefone, aluguéis, despesas com manutenção, além da conclusão de obras e compra de novos equipamentos”, informou.

Ambos solicitaram que os vereadores busquem soluções, através das bases políticas, por meio do diálogo com deputados federais e com o Ministério da Educação. Para que garantam o funcionamento das instituições públicas de educação.