Educação, saúde e esporte contribuem para a redução da violência
15 de setembro de 2021

“Segurança pública não é somente policiamento, é educação, saúde, programas de incentivo ao esporte e cuidar da família”, afirmou o vereador Silvio Dias (PT) ao analisar os elevados índices de violência na Bahia e em todo o Brasil. Na sessão de terça-feira (14), o parlamentar observou a existência de duas circunstâncias que incentivam este aumento, sendo a disseminação das drogas “entre as famílias” e a “cultura da violência estimulada pelo Presidente da República”.

No âmbito municipal, Silvio Dias destaca a quantidade insuficiente de escolas, creches e de programas de assistência social: “se temos problemas na segurança pública é porque as nossas crianças não têm escolas, não têm creches e não há programa sério de assistência social na nossa cidade”. Na visão do parlamentar, o cuidado com as famílias é uma forma de oferecer condições dignas e oportunidades aos cidadãos. Entretanto, ele analisa que este investimento não foi feito nas últimas gestões municipais e relaciona esta circunstância ao crescimento dos índices de violência em Feira de Santana. “A segurança pública não se faz com armamento. Segurança pública é cuidar das famílias e isto significa garantir que elas tenham que comer, que elas tenham onde morar e que tenham um transporte público de qualidade, mas, nada disso foi feito nos últimos governos”.

As gestões petistas, no entanto, trouxeram melhorias para toda a população feirense, avalia o vereador. Como exemplo, ele citou a expansão da cobertura de energia de 34% para 98% através do Programa Luz Para Todos, investimentos em moradia pelo Programa Minha Casa Minha Vida e na transferência direta de renda, com o Bolsa Família. Silvio Dias também mencionou a construção do Clériston Andrade II, de UPAs e Policlínicas, além dos reajustes salariais para a Polícia Militar e melhores condições de trabalho para a categoria. “Os Governos Federais de Lula modificaram a cara da nossa cidade”.