Edvaldo Lima pede reabertura do comércio
14 de abril de 2020

Em pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira (14), na Casa da Cidadania, o vereador Edvaldo Lima (MDB) defendeu a reabertura do comércio em Feira de Santana.

“Quero fazer um apelo, esse vírus não pode destruir a economia do nosso município, não pode destruir os empregos do nosso município, não pode destruir o ir e vir da sociedade. Faço o apelo, pois já estive com o prefeito pedindo que abra o comércio para que as pessoas não passem fome.”, afirmou.

Para o parlamentar, a manutenção do comércio fechado está gerando prejuízos para os feirenses. “Fiquei sabendo, hoje, que uma empresa demitiu 100 funcionários”, lamentou. Ele advertiu que “a população não vai passar fome, quando não tiver mais nenhum centavo, não tiver o que comer, vai avançar sobre os mercados, podem ocorrer arrastões.”.

“Prefeito, tenho certeza que vossa excelência tomou o melhor caminho e já assegurou o que tinha de assegurar. Vamos continuar fazendo a defesa da saúde, da vida da população e fazer o que a medicina tem orientado para prevenir, como usar álcool em gel, lavar as mãos e tomar banho quando chegar em casa.”, argumentou e acrescentou “as pessoas querem e precisam trabalhar”.

Sobre o fato de ter pleiteado o cancelamento do Carnaval e da Micareta, mas defender a reabertura do comércio, ele afirmou que as situações são diferentes.  “Carnaval e Micareta as pessoas se agarram, se beijam e bebem. No trabalho é diferente, os empresários vão reduzir os quadros e tomar as medidas de prevenção”, justificou.

Em aparte, o presidente da Casa, vereador José Carneiro (MDB), evidenciou o aumento da violência em Feira de Santana, 46 pessoas foram assassinadas no mês de março. “Não sei se uso máscara ou colete a prova de balas. Ninguém mais fala da violência”, observou. E afirmou que a pandemia do novo Coronavírus é um problema grave e que preocupa a todos. “Não tem ninguém sadio com fome, quem passar fome, quem continuar com fome ou morre de Coronavírus ou de outra doença. É preciso reunir, discutir, encontrar uma forma de pelo menos dar sobrevivência a população”, disse. Ele finalizou questionando o motivo da Secretaria de Saúde não divulgar o número de infectados por bairros, como acontece em outras cidades.

Já o vereador Lulinha (DEM)  voltou a defender a decisão do prefeito Colbert Martins de manter o comércio fechado até o dia 20 de abril e alegou que nas últimas semanas o número de pessoas infectadas no município aumentou.

“O prefeito é médico, a secretária de Saúde é enfermeira. O prefeito tem a responsabilidade pela cidade e estamos vendo no mundo todo dizendo: permaneça em casa”.