Em crise, futebol amador de Feira deve receber verba pública através de emendas orçamentárias, defende vereador
13 de maio de 2024

Liga Feirense de Desportos (LFD), “falida”; Bahia de Feira e Fluminense, rebaixados para a Segunda Divisão do Campeonato Estadual; clubes amadores passando por sérias dificuldades. O quadro, descrito pelo vereador Correia Zezito (PL), revela o momento crítico  vivido pelo futebol em Feira de Santana e demonstra a necessidade de uma reorganização de estruturas, para modificar a realidade. As observações foram feitas pelo parlamentar e desportista em pronunciamento na Tribuna da Câmara.

“Estou muito preocupado, tanto em relação ao futebol amador quanto o profissional. Temos que fazer esforços para que este esporte volte a ser como era antes em nosso Município”, disse ele, lamentando a ausência de times feirenses no campeonato estadual. Destinar valores de emendas impositivas do Orçamento Municipal para o segmento esportivo, conforme defende Correia Zezito, pode ser uma das alternativas: “De minha parte, enquanto houver possibilidade de apresentá-las nesta Casa, sempre vou direcionar verbas para resgatar a entidade (Liga Feirense) e os clubes amadores”.

Esforço no sentido de “dar a volta por cima”, reconhece o parlamentar, já está sendo feito pelo presidente da LFD, Antonio Carlos Batista Neves, o Carlão, mas o dirigente esbarra na falta de recursos. “Tem um projeto muito bonito para a Liga. Espero que com a chegada deste dinheiro, consiga legalizar a entidade e amparar todos os clubes dos bairros e distritos”, sugere Correia Zezito.

O vereador chama a atenção para a necessidade de a cidade resgatar times como o tradicional Ypiranga, do bairro Rua Nova, e famoso e antigamente muito forte em nível estadual, Flamengo de Michelinho. Revitalizar o futebol feminino e promover o retorno do juvenil, aliás, também devem estar entre as metas do dirigente esportivo, pontua o vereador. Ele entende que o investimento nestas ações, colaboram para que os feirenses voltem a ter lazer e diversão “porque sabemos que é principalmente no futebol que o povo baiano encontra alegria”.

Foto: ASCOM/FS