“Nosso objetivo em Feira é mudar esta história terrível de que as minorias estão sendo descartadas da sociedade”, disse hoje (7), na Câmara, o superintendente da Ordem dos Capelães do Brasil (OCB), em Feira de Santana, Carlos Alexandre. Em cerimônia bastante concorrida realizada no plenário, para sua posse no cargo, ele também recebeu na ocasião a patente de coronel-capelão. No mesmo evento, a Capelania entregou a várias personalidades o título de Doutor Honoris Causa. O encontro aconteceu no Legislativo através de requerimento da vereadora e presidente da Casa da Cidadania, Eremita Mota (PSDB), que esteve presente. “Nós somos preparados, treinamos muito. Conclamamos todos, não importa a religião, a doutrina, se quiser venha se juntar a esta família que faz o bem. A hora é esta”, afirmou Xande Capelão, como é mais conhecido.
A Mesa de Honra, conduzida por Eremita, esteve formada também pelo general-capelão Araribóia, presidente Nacional da Ordem dos Capelães do Brasil; coronel-capelão Carlos Alexandre, superintendente da OCB em Feira de Santana; coordenador do Inter-religioso, Tata Júnior; o tenente-capelão BM Jamilson; coronel Castilho, comandante do 1º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC) e Júlio Nascimento, do Corpo de Bombeiros da Bahia. Eremita lembrou que ao conhecer Xande Capelão passou a entender melhor a história da capelania e ficou surpresa com o bom trabalho realizado. “Por isso, sinto a maior alegria em estar colaborando para passar a boa notícia para Feira do quanto existem pessoas comprometidas em ajudar o próximo e fazer o bem”, afirmou.
Segundo Xande Capelão, no Município existem quase 1 mil integrantes da OCB. Ele afirmou que apesar da importância do reconhecimento do trabalho realizado pela instituição, de nada vale receber títulos, medalhas se não for para unir forças e ampliar os serviços aos necessitados. “Eu trocaria todas as honrarias para conseguir amenizar a fome no Brasil e em Feira”, disse, informando que o serviço da entidade atende mais de 400 famílias, mensalmente. “O grande objetivo da gente é o trabalho social, por isso fazemos parcerias para alimentar famílias que passam fome”, observou.
Destacando a importância do respeito à ancestralidade, o coordenador do Inter-religioso da OCB, tenente BM Tata Júnior, disse que Feira é uma cidade que agrega, acolhe e permite que pessoas vindas de outros lugares tenham oportunidade de se desenvolver. Ele chamou a atenção para o significado do título de Doutor Honoris Causa. “Que ao receber esta homenagem cada um procure entender que se trata de um compromisso com a sociedade e a população carente”. Em nome do Conselho Municipal de Desenvolvimento das Comunidades Negra e Indígena de Feira de Santana, ele entregou uma Moção de Aplausos a doutora e historiadora Ana Rita Araújo, pelo trabalho realizado enquanto professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e membro fundadora do Núcleo Afro Reggae.
Identificando-se como pertencente a etnia pataxó, de Porto Seguro/BA, o presidente Nacional da OCB, general-capelão Araribóia, ressaltou o caráter ecumênico da capelania. “O capelão não briga por religião, por isso é respeitado em todos os segmentos. Aqui há bispos, pastores e outros religiosos, porque a OCB faz parcerias”, garantiu. Em breve, informou ele, será instalado em Salvador um Instituto da OCB que prestará serviço de assistência médica e oferecerá cursos. “Aqui em Feira, estamos buscando parceria para fazer incluir além da área voltada à saúde, também a parte cultural. Pois, estamos aqui para mudar a história”, assegurou.
Estiveram presentes prestigiando a sessão, o vereador Silvio Dias (PT), coronel-capelão Jau Paim, comandante Estadual da OCB Bahia, Major BM Boness, ex-secretário e ex-presidente do Legislativo Municipal, Justiniano França e o secretário Municipal Extraordinário de Programas e Projetos Especiais, Carlos Geilson.
HONORIS CAUSA
O título de Doutor Honoris Causa foi outorgado às seguintes personalidades: Fabiana Morais Moreira de Amorim, Alessandro da Silva Falcão, Maria do Carmo da Silva Simões, Leila Lopes Pereira, Wildson da Silva Carvalho, Adriana Ferreira de Jesus, Wellington Jorge Boness dos Santos, Sueli Maria Gonçalves Hitti, Ângela Maria Sousa Viana, Cláudia Bispo dos Santos, Tânia Silva Rodrigues, Rodrigo Santos Matos, Roberto Andrade do Nascimento, Wrandy Dos Santos Vasconcelos, Stephany Santana Araújo, Marcelo Batista da Silva, Eude da Silva Carvalho, Franclin Martins Barbosa, Ciro Rios Carneiro, Saturnino Cerqueira Araújo, Maria Clécia Vasconcelos de Moraes Firmino Costa, Carlos Kleber Freitas de Oliveira, Leandro Kaio da Silva, Raimundo José de Souza Santos, Edivania Vitória Moreira, Maria Josailma Ferreira Lima Santos, Marinalda Soares da Cruz, Laiane Victoria Silva Santos de Oliveira, Janaína da Silva Simões Araújo, Isabel Cristina Fernandes Gonçalves, Emanueli Marques Pilger, Antonia Caroline Silva Barbosa Almeida Mota e Fábio da Costa Ferreira.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.