Em pronunciamento, na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (20), o vereador José Menezes Santa Rosa – Zé Filé (PSD) – demonstrou sua preocupação com a população feirense, ao citar ações que p
20 de abril de 2020

No uso da tribuna, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (20), na Casa da Cidadania, o vereador Roberto Tourinho (PSB) refletiu acerca das últimas medidas tomadas por prefeitos baianos e sugeriu uma nova colaboração financeira por parte da Câmara Municipal de Feira de Santana.

O parlamentar mencionou que o  prefeito de Salvador, ACM Neto, havia anunciado a redução de 30% do seu salário e das gratificações de cargos comissionados. Em seguida, o prefeito Colbert Martins também  adotou a redução do seu salário em 20%, e dos seus secretários, em 15%. Entretanto, Tourinho destacou que a destinação de parte do salário para o combate ao Coronavírus tem dividido opiniões, visto que, “existem aqueles que apoiam e outros que consideram como gestos demagógicos”.

Em aparte, o presidente do Legislativo, vereador José Carneiro Rocha (MDB) elogiou o pronunciamento cauteloso de Tourinho e opinou: “o político brasileiro já está desacreditado por natureza, porque grande parte aproveita momentos como este para fazer da miséria do povo um trampolim”.

De volta com a palavra, Tourinho mencionou que, recentemente, cada vereador destinou R$ 255.500,00 das verbas de Emenda Impositiva à Secretaria Municipal de Saúde, a fim de investir no controle e combate do novo Coronavírus (COVID-19). Entretanto, o edil afirmou que novas medidas podem ser tomadas para contribuir no enfrentamento da crise sanitária e econômica gerada pela pandemia. E defendeu: “eu não tenho o desejo de colocar nenhum companheiro vereador em situação de constrangimento, sei da dificuldade que cada um de nós passa, mas, esta é a minha posição: de que nós poderemos dar uma parcela de contribuição”.

“Essa parcela poderá vir através de redução ou através de contribuição, contanto que possa acontecer alguma coisa além do que já fizemos aqui na Casa, que foi abrir mão no orçamento impositivo para que o valor da verba que seria destinada às obras, fosse usada na saúde do município”, completou.

Em aparte, o vereador Cadmiel Pereira (DEM) propôs que cada vereador destine uma porcentagem do seu salário para a compra de equipamentos de proteção individual e demais materiais que auxiliem na prevenção e combate à COVID-19, a fim de que sejam doados para os cidadãos em situação de vulnerabilidade.

Distribuição da merenda escolar

Ainda na tribuna, Roberto Tourinho afirmou que os gestores das escolas da rede municipal de ensino precisam de apoio e estrutura para a distribuição da merenda escolar.  De acordo com o parlamentar, a Portaria nº 05/2020, publicada pela Prefeitura, na sexta (17), autoriza os gestores das unidades escolares a repartirem os alimentos em estoque, entretanto, não garante as condições e a estrutura necessária para a entrega organizada dos kits, sem que haja aglomeração de pessoas.