Ensino domiciliar pode privar crianças do convívio social e aumentar casos de abandono intelectual
25 de maio de 2022

O ensino domiciliar, também conhecido como “homeschooling”, pode privar as crianças do convívio social e aumentar casos de abandono intelectual no Brasil. A opinião é do vereador Professor Ivamberg, que, na sessão de terça-feira (25), da Câmara Municipal de Feira de Santana, se mostrou contrário ao projeto de lei que regulamenta a prática do ensino domiciliar no país. A proposta foi aprovada pela Câmara de Deputados na última semana e seguiu para apreciação do Senado.

Ao externar a expectativa de que o projeto seja rejeitado pelos senadores, Ivamberg diz que a proposta representa um risco à garantia do direito fundamental à educação. “Como vamos saber se nessas casas os pais têm o conhecimento necessário para desenvolver nos alunos as competências e habilidades necessárias para aquela série que eles estão estudando?”. Além de se preocupar com o ensino, ele acrescenta: “a escola não apenas escolariza, mas é o local onde as crianças têm contato com outros alunos, que vêm com diversos saberes e conhecimentos de suas casas”.