Escola da Prefeitura na Mangabeira continua sem dar inicio às aulas
11 de abril de 2023

Em reforma desde o ano passado, a Escola Municipal Ester da Silva Santana, no bairro Mangabeira, continua sem oferecer aulas aos seus estudantes, desde o início deste ano letivo. A reclamação é do vereador Jonathas Monteiro (PSOL) que hoje em discurso na Tribuna da Câmara cobrou um posicionamento da secretária Municipal de Educação, Anaci Paim. Segundo ele, pais, estudantes e profissionais da escola têm manifestado publicamente preocupação com o problema e ido à instituição, buscar informações, mas as autoridades permanecem sem dar uma resposta.

Esta semana, houve protesto de forma presencial em frente à Secretaria de Educação e através das redes sociais pedindo o início das aulas. “Mas, os estudantes continuam sem perspectiva, simplesmente porque a secretária não se posiciona sobre isso”, disse. A Comissão de Educação da Câmara pretende discutir esta questão e outras pendências da educação municipal com a secretária da pasta. No entanto, apesar das várias tentativas de marcar audiência, os integrantes do colegiado não conseguiram êxito até o momento.

“Continuamos aguardando que a secretária se prontifique a marcar uma reunião conosco. Tínhamos uma previsão do dia 21 de março, mas houve remarcação devido coincidir com a data do Conselho do Fundeb”, diz o vereador, que é professor da rede pública. Ele vê “enrolação” com os problemas da rede municipal de ensino, como questão de alimentação escolar, infraestrutura e pagamentos de salários “de forma parcelada sem qualquer justificativa plausível”.