Estagiários poderiam ser recontratados para ajudar no retorno das aulas, sugere vereador
16 de setembro de 2021
“Temos aí o debate da educação quanto ao retorno das aulas. Quantos estagiários poderiam voltar e serem contratados, por exemplo, através da reabertura de um edital?”. O questionamento com um toque de sugestão é do vereador Pedro Américo (DEM), feito durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal nesta quinta (16). O democrata disse que defende a atual gestão municipal, mas não pode se furtar quanto a assuntos dessa natureza.
“Existem vários avanços na Prefeitura; tem muitas obras acontecendo e muitos projetos que estão por vir. O prefeito Colbert e seus diversos secretários poderão, sim, fazer uma gestão histórica de excelência nessa cidade. Defendo esse governo nesse sentido, mas não posso me furtar para alguns assuntos. Vamos usar o exemplo de quando Pablo Roberto foi secretário da SEPREV; não contratou de qualquer jeito. Abriu um edital público e as inscrições, fez a seleção e usou os instrumentos necessários para escolher os melhores estagiários”, lembrou.
E ressaltou: “Nós não queremos discutir indicação de estágios, porque esse debate não é para ser contra ou a favor do governo; apenas quero fazer um apelo à administração municipal pra que a gente possa ser ouvido e para que esses estagiários possam ser recontratados a fim de ajudarem na gestão pública”, pontuou.
Pedro Américo salientou que existem estudantes de Odontologia que ajudam nos procedimentos dentários realizados pelo município, bem como estudantes de Enfermagem que ajudam nas policlínicas. “A gente também tem estudantes de engenharia ambiental que podem ajudar na Secretaria de Meio Ambiente, e estudantes das mais diversas áreas que podem ser colocados nos espaços públicos”, sugeriu.
E continuou: “Inclusive, se valorizarmos os estagiários de maneira efetiva, a gente pode ter uma qualidade muito melhor nos atendimentos, porque serão mais pessoas ajudando a construir a cidade que a gente quer. E esses estudantes vêm com ideias novas, com vontade de fazer, de trabalhar, de ajudar suas famílias e fazer Feira crescer, e é nossa tarefa, sim, como vereador, pedir que a gestão pública possa ser, cada vez mais, efetiva”.
Segundo Edvaldo Lima (MDB), a preocupação do colega é pertinente, e frisou que o município está totalmente paralisado. “Não há avanço em área nenhuma; é isso que está acontecendo e por isso o senhor está cobrando. E esse problema não é uma questão da secretária, porque ela é competente; é um problema do governo que continua não avançando para lugar algum. Conte conosco para que nós possamos destravar essa situação”, disse.
Galeguinho SPA (PSB) lembrou que, na campanha, o prefeito Colbert Martins Filho prometeu que contrataria 10 mil estudantes e estagiários. “Mas já temos nove meses de mandato e não vejo ninguém tocar nesse assunto. Então parabenizo Vossa Excelência pelo discurso e é um tema que pessoas como eu e você, que estão sempre atentas às coisas do município, possa trazer à tona para esta Casa, porque se fez promessa na campanha tem que, por obrigação, ser cumprida”, ressaltou.