Exoneração de secretários acusados de corrupção, na Prefeitura de Feira, confirma eficácia da “CPI da Saúde”
13 de outubro de 2022

É resultado da eficácia do trabalho realizado pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara (CPI da Saúde), no entendimento da vereadora Lu de Ronny (MDB), a exoneração dos secretários Marcelo Britto e Denilton Brito, do Governo Municipal. Responsáveis pelas pastas de Saúde e Governo, respectivamente, eles estavam afastados pela Justiça sob acusação de desvio de recursos em um contrato de consultoria médica. A empresa contratada, propriedade de Marcelo, não teria realizado os serviços, mas recebeu cerca de R$ 300 mil da Prefeitura. Na quarta-feira, o Diário Oficial Eletrônico do Município publicou a exoneração de ambos, que deixam os cargos em definitivo.

“Trabalho brilhante, árduo, de muita dedicação”, afirma Lu de Ronny, sobre a CPI, criada para apurar irregularidades em contratos de terceirização de  mão-de-obra  celebrados pela Prefeitura. Ela lembra que, para tentar desestimular a Comissão, a Prefeitura enviou uma caminhonete com milhares de documentos para serem avaliados: “Acharam que a Câmara não iria se debruçar sobre aquela papelada. Mas tivemos pessoas preparadas para ajudar neste processo, que deu no que deu, as exonerações dos secretários envolvidos”. Cumprida a missão, ela diz, sabe-se agora “porque postos de saúde encontram-se sem medicamentos, o pessoal de enfermagem com salário defasado”. O dinheiro público, recomenda a vereadora, deve ser aplicado “com responsabilidade e transparência”.

A vereadora, que também fez parte da CPI, congratula-se com os colegas, o presidente Paulão do Caldeirão (PSC), relator Professor Ivamberg (PT), Pedro Cícero (Cidadania) e Galeguinho (PSB), que atuaram na investigação.  Destaca, também, o presidente da Câmara, Fernando Torres (PSD) pelo apoio. “Trabalhou junto”. E enalteceu a “transformação” que o dirigente proporcionou ao Legislativo, “uma nova roupagem, sob seu comando, inclusive a abertura para o público, nas galerias e na Tribuna Livre da Casa”.